Windows 8 – Muita Novidade, mas ainda perdido

0 0

Primeira prévia do sistema para o consumidor final é mais estável e traz mais recursos, mas ainda esta perdido entre o “PC” e “tablet”.

Na última Quarta-Feira, 29 de Fevereiro, como esperado a Microsoft lançou a nova versão Beta do Windows 8. Batizada de Windows 8 Consumer Preview, a edição de apresenta praticamente todos os recursos que irão compor o produto final.

Claro que eu não aguentei, e já na Quinta-Feira (01 de Março) já baixava o novo sistema. Não só eu como mais 1 milhão de pessoas fizeram o mesmo, este foi o número de downloads únicos, apenas no primeiro dia. Se continuou neste ritmo, enquanto escrevo esta matéria (Domingo, 04/03) já deve ter ultrapassado (facilmente) os 3 milhões de downloads.

O Windows 8 Final ainda não tem data de lançamento, mas espera-se que ele saia ainda neste ano.

Passei a noite/madrugada de Sexta e boa parte do dia de Sábado instalando, configurando, ambientalizando e por fim instalando os softwares de trabalho no novo sistema.

Assim que termina a instalação a impressão que se tem é que a Microsoft espera que seu próximo computador seja um tablete. Isso porque o Windows 8, o novo sistema operacional da companhia, funciona bem melhor em um dispositivo portátil com tela sensível ao toque do que em um PC comum.

O Windows 8 Consumer Preview é um sistema bastante leve. Os requisitos mínimos são um PC com um processador de 1 GHz, 1 GB de RAM (na versão de 32 Bit, 2 GB para 64 Bit), 16 GB de espaço livre no HD e uma placa de vídeo compatível com DirectX 9. Ou seja, praticamente qualquer PC fabricado nos últimos anos pode rodá-lo, inclusive netbooks. Além de resolução mínima de 1024 x 768. E claro, para usar o sistema touchscreen, você precisará de um tablete ou monitor com suporte multitouch e para usar o recurso Snap (redimensionar as janelas abertas, arrastando-as para as bordas da tela), você precisará de uma tela com resolução mínima de 1366 x 768.

Assim que termina a instalação a grande novidade é a interface Metro que dispõe todos os programas e aplicações do usuário em pequenos blocos quadrados na tela inicial do Windows. Desse modo, a navegação é muito mais natural, porem com a ponta dos dedos, com o tradicional mouse. Ou seja no fim das contas, o Metro é secundário no desktop. No tablet ele é revolucionário, mas com mouse ou trackpad – e com programas ainda não adaptados – o Metro vira só um bibelô. Algo diferente a mostrar para os amigos, mas pouco útil.

Outra coisa que chama a atenção é o “sumiço” do menu Iniciar. No Windows 8, a tela Iniciar ganhou as live tiles e outra estética, mas tarefas simples estão muito mais difíceis. Onde estão os programas mais usados? Não tem mais. Onde estão os links para Meu Computador, Painel de Controle e outros? Não tem mais. Onde está a caixa de texto pra encontrar meus apps? Você pode começar a digitar direto na tela Iniciar, mas isso está longe de ser óbvio e intuitivo para todos.

Há quem não se acostume a esse novo layout de janelas e pastilhas do Windows 8. Mas, para os menos familiarizados, a Microsoft embutiu a versão clássica do sistema operacional com as características básicas do software baseado no Windows 7 (mas sem o menu Iniciar).

A existência deste “ambientes” independentes faz necessário manter dois “mapas mentais” de onde estão as coisas, o que é suficiente para deixar qualquer um perdido.

Cada interface tem sua própria organização e comportamento, sem falar no visual completamente diferente. Quer abrir um programa na interface Metro? Dê um clique na tile dele na tela inicial. Na interface Desktop? Dê dois cliques no ícone. Precisa selecionar múltiplos itens no desktop? Shift + Clique em cada um deles. Na Metro? Clique com o botão direito. Desinstalar um programa no Desktop? Use o painel de controle. Na Metro? Clique com o botão direito na tile correspondente e escolha Uninstall. Até os papéis de parede das duas interfaces são independentes!

Sem falar nas coisas que estão espalhadas: a interface Metro tem um painel de controle com ajustes básicos (jogue o cursor do mouse para o canto superior direito da tela, clique na engrenagem e em “More PC Settings” no rodapé da barra lateral), mas muitas opções não estão lá. Quer mudar a resolução de tela, adicionar uma impressora ou configurar uma nova conexão de rede? Você vai ter que fazer isso no Painel de Controle da interface Desktop.

É fato que muitos usuários menos experientes já se perdem quando um simples ícone muda de lugar. Imagine o que vai acontecer se eles virem a interface inteira mudar?

Assim como a App Store em um iPhone ou o Android Market em um smartphone Android, a Windows Store é seu ponto de partida para conseguir novos aplicativos para seu PC. Na verdade ela será o único local de onde baixar e instalar aplicativos adaptados à nova interface Metro. O catálogo contará com programas gratuitos e pagos, embora no momento apenas alguns poucos programas gratuitos estejam disponíveis, e no caso nenhum e português. O Aplicativo Weather localizou facilmente Jacareí, oferece uma série de informações bem legais, mas a temperatura é informada apenas em Fahrenheit (eu não achei onde pudesse mudar para Celsius).

Outra coisa que chama a atenção é que se você usa os serviços Windows Live (como Hotmail, Messenger, Skydrive) pode vincular sua conta ao sistema e usá-la para fazer o login. Com isso você ganha algumas vantagens: o programa de e-mail (Mail) e a lista de contatos (People) serão pré-configurados, seus documentos do Skydrive aparecerão como por mágica no PC e suas preferências como papel de parede, imagem da conta, configurações de privacidade e outras serão sincronizadas automaticamente entre todos os computadores onde você usar esta mesma conta.

Nova Versão do IE

O Win 8 Preview mostra um pouco mais do novo Internet Explorer. O browser, que agora usa um mecanismo de aceleração de hardware, padrões como o HTML 5 e um núcleo mais rápido do Windows para agilizar a navegação, está visualmente mais bonito e à altura para competir com Chrome e Firefox.

A barra de endereços, antes localizada no topo da página, agora fica no lado inferior da tela, e desaparece quando não é usada. Logo ao iniciar o navegador, é exibido um histórico com miniaturas dos últimos sites acessados e favoritados. Realmente, a Microsoft acertou em cheio num design mais limpo.

A empresa, aliás, garante que a nova versão do IE é líder em proteção contra malwares e phishing, e dará ao usuário uma experiência mais segura ao navegar na web. O filtro SmartScreen identifica scams e sites com temática suspeita e avisa quando sua segurança está ameaçada. Os controles de privacidade na opção Tracking (Rastreamento) vão possibilitar um melhor controle sobre suas informações pessoais. A Adobe ainda não disponibilizou Flash Player para esta versão, sendo assim páginas com recursos em flash podem não funcionar corretamente nesta nova versão do IE.

Minha conclusão é que o Windows 8, é incrível para tablets. Mas no desktop? A Microsoft tem muito trabalho pela frente se quiser realmente fornecer uma experiência “no-compromise”, sem concessões, como nos foi prometido desde setembro. Felizmente, a Microsoft é aberta a feedback, então quem sabe em alguns meses teremos um Windows 8 matador para desktops.

 

Windows 8 Consumer Preview

Fabricante:

–      Microsoft

Pontos fortes:

–      Nova interface é atraente

–      Excelente integração entre recursos online e off-line

–      “Encadeamento” de aplicativos simplifica o dia-a-dia

Pontos fracos:

–      Transição entre as interfaces Metro e Desktop é confusa

Preço:

–      Gratutito

Download

http://windows.microsoft.com/pt-BR/windows-8/consumer-preview

 

 

É isto ai, abraços a todos…

 

Saúde, Paz e Sucesso.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *