Cineasta jacareiense cria projeto para valorizar mestres da cultura da região

0 0

Na tarde da última quarta-feira (12), a cineasta jacareiense Bia Borrego iniciou uma jornada ambiciosa: registrar para a posteridade, em linguagem audiovisual, as trajetórias dos Mestres da Cultura de Jacareí.

É o Projeto Mestres da Cultura, que tem o apoio da CCR NovaDutra e visa valorizar as figuras dos Mestres e o Patrimônio Imaterial do Vale do Paraíba a partir da criação de um documentário que permita oferecer conhecimento histórico da cultura popular da região.

São considerados Mestres da Cultura os membros reconhecidos pela comunidade como detentores de saberes e fazeres das culturas tradicionais em diversos campos do conhecimento, da música à dança, do artesanato aos ritos religiosos, da “contação de causos” à literatura, entre tantos.

“Esse registro audiovisual dos Mestres é uma contribuição fundamental para a preservação deste Patrimônio para o futuro”, afirma a cineasta Bia Borrego, responsável pela Direção Geral do Projeto. “Nossa idéia é oferecer o vídeo para escolas, instituições, ONGs, Festivais, Pontos de Cultura, mostras e espaços culturais e provocar a discussão sobre a importância da cultura imaterial”.

Com 35 minutos de duração e possibilidades de legendas em inglês e português (visando a acessibilidade de deficientes auditivos), o vídeo-documentário terá exibições gratuitas em escolas, instituições, bairros e comunidades locais, acompanhadas de debates. O cronograma prevê a primeira exibição no final do ano.

“O documentário atuará como ferramenta de registro histórico, na qual pretendemos indagar os Mestres, estudar suas influências, recorrer a seus aprendizes e organizar todo este material, disponibilizando-o para futuras pesquisas”, informa Bia Borrego. “Acreditamos o trabalho identificará novos elementos ainda não especulados sobre o patrimônio sustentado pelos Mestres, o que permitirá ampliar a discussão”.

A equipe técnica do vídeo é formada por um grupo de estudos e pesquisas da cultura popular do Ponto de Cultura Sapucaia, de Jacareí, que se reúne periodicamente, desde o ano de 2010. A interação entre as experiências do Ponto de Cultura e as vivências no Projeto permitirá que todos participem por todas as etapas do processo. Integram o grupo: Fernanda Araújo, Daniel Paiva, Thiago Lima, Mário Costa e Luiz Colimério.

“Uma discussão sobre os Mestres vai além do resgate, pois traz à tona a consciência da cultura mestra, valorizando o ensinamento que é passado de geração para geração, de forma espontânea”, revela Bia Borrego. “Este jeito simples de ensinar e aprender é uma maneira de manter uma cultura viva”.

O Núcleo de Estudos e Produção Audiovisual do Sapucaia disponibilizará equipamentos o que assegura o baixo custo de produção.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *