Vocês já devem ter ouvido falar de WebMarketing, mas sabem exatamente do que se trata?
De uma forma direta, o web marketing é o nome dado ao conjunto de instrumentos e “modus operandi” que realça a presença ou a existência de uma empresa, profissional, pessoal, ou mesmo uma ideia em uma área pré-definida ou em toda rede mundial de computadores interligados com a utilização da internet.
Ou seja WEB Marketing são todas as ações feitas através da Internet que visam: ampliar os negócios das empresas (obtendo mais informações dos clientes atuais e obtendo novos clientes), desenvolver campanhas de relacionamento digital com seu público-alvo, fortalecer sua marca no mercado, enfim, gerar negócios on-line ou off-line.
Como exemplo de vantagens do webmarketing em relação ao marketing tradicional podemos citar:
- Agilidade: Uma campanha na web pode se iniciar em poucos minutos.
- Alcance: Internet = Mundo
- Interatividade: Permite que as empresas interajam com seu público-alvo.
- Custo: Não é ncessário grandes verbas de marketing para se fazer uma boa campanha na web.
- Resultados Mensuráveis: É possível saber exatamente quantas pessoas foram impactadas por uma ação e qual o retorno que esta proporcionou.
Mas para uma empresa obter sucesso na sua Estratégia de WEB Marketing é preciso planejar de forma eficiente suas ações.
Pode-se considerar três ações básicas para que esta Estratégia alcance o resultado desejado:
1º) posicionar o site de forma eficiente nos mecanismos de busca;
2º) oferecer conteúdo qualificado (referencial e atualizado);
3º) segmentar seu público-alvo pelo perfil de comportamento e/ou áreas de interesse.
Mas isto pode ajudar meus negócios?
Bem, vale lembra que o Brasil já tem 80 milhões de usuários de web! Impressionante, não? Isso mesmo, 80 milhões de internautas. Ou seja, praticamente metade da população brasileira usa a web.
Os dados são do Ibope Nielsen Online, que apontam que no fim do quarto trimestre do ano passado o país contava com 79,9 milhões de pessoas com acesso à internet em qualquer ambiente (domicílios, trabalho, escolas, lan houses ou outros locais).
Então, os consumidores estão cada vez mais conectados e, para atingí-los, é necessário estar presente onde eles passam a maior parte do seu tempo no dia-a-dia: no mundo virtual.
Diante desta realidade temos que lembrar que não adianta o seu site aparecer na centésima página da busca, pois os usuários geralmente acessam somente os sites que estão nas primeiras páginas. Então, quanto melhor for a sua posição nos sites de busca, maior o número de visitas em seu site e consequentemente, maior a divulgação de seu produto e serviços e maior a possibilidade de fechar negócios.
O quadro abaixo resume as cinco estratégias de web marketing mais utilizadas:
Estratégias de Web Marketing |
|
Custo |
Retorno a Longo Prazo |
Trabalho de gerenciamento |
SITES DE BUSCA |
|
Baixo |
Alto |
Médio |
eMAIL MARKETING |
|
Médio |
Médio |
Alto |
PROGRAMA DE AFILIADOS |
|
Médio |
Alto |
Alto |
BANNERS |
|
Alto |
Médio |
Baixo |
LINKS PATROCINADOS |
|
Alto |
Baixo |
Baixo |
REDES SOCIAIS |
|
Baixo |
Médio |
Alto |
MARKETING DE PERMISSÃO (viral) |
|
Baixo |
Alto |
Médio |
COMPRA COLETIVA |
|
Baixo |
Médio |
Baixo |
Fonte: www.e-commerce.org.br
Todas as estratégias de Web Marketing citadas aqui, com certeza vão gerar retorno para o seu site. O ideal seria utilizar todas e avaliar aquelas que melhor se enquadram nas características de sua empresa e, principalmente, nos objetivos estabelecidos.
Pense no WEB Marketing como uma Evolução na forma de comunicação da sua empresa e o sucesso poderá ser alcançado.
É isto ai, abraços a todos…
Saúde, Paz e Sucesso.