Você conhece a “Deep Web”?

0 0

 

Olá amigos, depois de um tempo afastado devido à carga de serviços da minha mais nova empreitada (Vision | Internet Designer – http://www.visionid.com.br), volto hoje à minha coluna, espero que possa, novamente, pintar por aqui semanalmente.

Mas vamos ao que interessa…

 

Hoje vamos falar sobre a “Deep Web”, também chamada de web profunda, “Dark Web” ou “Invisible Web”.

Já sabemos que é possível encontrar qualquer tipo de conteúdo na internet. Você já deve ter se dado conta disso ao pesquisar termos e assuntos que pareciam irrelevantes, mas que geram dezenas de páginas como resultado de busca.

Entretanto, o que talvez você não saiba é que existe uma internet invisível, com milhares de sites e páginas de conteúdo, mas que você jamais conseguirá acessar. Calma, não se trata de nenhuma teoria da conspiração ou de conteúdo secreto mantido pela CIA ou pela KGB, e o seu funcionamento é bem mais simples do que parece.

A “Deep Web”, ou “Invisible Net”, nada mais é do que aquilo que não aparece na internet convencional, aquilo que se esconde por detrás dos milhões de dados que a “Internet Visível” nos apresenta diariamente, através de motores de pesquisa como o Google ou Yahoo, por exemplo. Na realidade, aquilo que existe à superfície equivale, segundo especialistas, a cerca de 4% do todo que a “web” tem para oferecer.

Outro detalhe, a “Deep Web” não é uma internet paralela, é apenas um termo para designar os sites que não são encontrados nos buscadores.

Você deve ter ficado curioso e está se perguntando: afinal, que tipo de informação existe na internet invisível? A resposta é: de todo tipo. Entre os sites não indexados você pode encontrar desde blogs pessoais – os mais comuns, diga-se de passagem – até assuntos polêmicos em que os autores preferem não se identificar de forma alguma.

A grande questão é, o que se esconde na “Deep Web”? O que é tão confidencial que não pode vir a domínio público?

Os motivos desses sites não estarem indexados nos motores de busca, podem ser punição por violação dos termos de indexação, ou mera opção dos donos de sites. Qualquer dono de site pode retirar seus sites dos buscadores e se tornar um “Deep Web”. Isso é extremamente fácil de fazer.

Um exemplo que ficou conhecido de site fora dos motores de busca é o site Silk Road, descoberto na metade de 2011. O site vendia drogas de todo tipo para vários lugares do mundo. O endereço do site era ianxz6zefk72ulzz.onion e só podia ser acessado por internautas que estivessem usando o programa The Onion Router – Tor (por isso o final “.onion”). Para complicar um pouco mais, o site usava o sistema de pagamento BitCoin, um tipo de “moeda criptográfica”.

Os frequentadores desta outra face da Web em geral são hackers, cientistas, traficantes de drogas, astrônomos, assassinos, físicos, revolucionários, os funcionários do Governo, polícia, terroristas, pervertidos, os “mineiros” de dados, sequestradores, sociólogos, curiosos, etc, ou seja não existe um perfil exato, todo tipo de pessoas, para o bem ou para o mal, acessam a “Deep Web”.

A “Deep Web” não deve ser confundida, contudo, com o que se designa por “Dark Web” (apesar de isto ocorrer muitas vezes). Esta inclui uma série de sites mais perigosos do que tudo o que encontramos diariamente na Internet. Traficar droga, contratar assassinos, assistir a lutas até à morte, trocar opiniões com pedófilos, na “Dark Web” tudo é possível. No entanto, os dois conceitos são bastante distintos.

 

“A ‘Dark Web’ existe dentro da ‘Deep Web’, mas os dois termos não devem ser confundidos”.

 

Claro, entre tanta coisa longe da luz dos motores de busca, o crime encontra na “Deep Web” o local perfeito para se proliferar. Existe de tudo por lá tem muita coisa sobre terrorismo, manuais de guerra, sobrevivência, armas, fabricação de explosivos. Há sites diversos sobre apologia a crimes e drogas, religiões mais undergrouds (satânicas), que envolvem quebrar a lei, canibalismo, sacrifício humanos, venda de drogas, mercado de órgãos, trafico de seres humanos, e por ai vai.

Mas vale dizer que também tem muita coisa de ótimo nível “escondido” na “Deep Web”. Muitas universidades de renome e instituições de pesquisa científica partilham as suas informações em sites próprios na “Deep Web”. Existem também comunidades de investigadores e entusiastas que precisam fazer partilha segura de informação fora da ‘web’ normal. Algumas instituições disponibilizam enciclopédias sobre os mais variados assuntos, com informação cerca de mil vezes mais aprofundada do que a disponível na Internet que utilizamos diariamente.

Alguns Fatos sobre a “Deep Web”:

 

×          A Informação pública na “Deep Web” gira em torno de 400-550 vezes maior do que a internet visível.

×          A “Deep Web” contém cerca de 550 bilhões de documentos individuais em comparação com o 1.000.000.000 da Web comum.

×          Existem Mais de 200.000 sites na “Deep Web”.

×          60 dos maiores Deep-Web sites juntos, possuem cerca de 1 Exabytes (1 EB = 1 152 921 504 606 846 976 Bytes – seria como você ter 1 048 576 HD´s de 1 Terabyte)  de informação – por si só suficiente para exceder o tamanho da Web visível em 40 vezes.

×          A “Deep Web” é a maior categoria crescente de novas informações sobre a Internet.

×          Sites “Deep Web” tendem a ser mais diretos, com conteúdo mais profundo do que sites da Web convencionais.

×          Conteúdo de qualidade total da “Deep Web” é de 1.000 a 2.000 vezes maior que a da Web que você esta habituado.

×          Conteúdo da “Deep Web” é altamente relevante para todas as necessidades de informação, mercado e domínio.

×          Mais da metade do conteúdo da “Deep Web” reside em tópicos específicos de bancos de dados.

×          Um total 95% da “Deep Web” é informação acessível ao público – não sujeitos a taxas ou assinaturas.

 

Além disso a rede é dividida em camadas, quanto mais profunda, mais assustadora e obscura ela fica, usuários sem conhecimento avançado, provavelmente irão conseguir acessar apenas a 1º camada chamada de ONION, onde é possível encontrar coisas mais leves, porem mesmo assim assustadoras, poucas informações úteis estão disponíveis na primeira camada da Web.

Algumas recomendações para os aventureiros da “Deep Web”:

 

×          Use Proxy que confundam sua localização na rede.

×          Não converse com ninguém.

×          Não baixe arquivos da “Deep Web”.

×          Leia os termos de uso de seu provedor de Internet, eles poderão monitorar você.

 

É bom ressaltar que, nas profundezas da web encontramos de tudo, principalmente o lado mais escuro e perverso da mente humana, mas também há coisas boas, tais como pesquisas cientificas e tecnológicas, livrarias digitais, bases de dados universitárias, etc. E para acessar este tipo de rede é necessário um programa chamado Thor, que mantem seu anonimato na rede usando Proxy.
O Thor oferece uma plataforma, chamada de Onion, na qual os desenvolvedores podem construir novos aplicativos baseados no anonimato, segurança e privacidade. Sem poderem ser facilmente identificados ou localizar quem acessa as informações, a rede se torna um prato-cheio também para hackers, crackers e grupos mal-intencionados.

Para terminar deixo 2 links da “Deep Web” que não necessitam de programas especiais e podem ajuda-lo a aproveitar o lado bom da “Deep Web”.

 

1) http://www.incywincy.com -> IncyWincy – Esse mecanismo se comporta como os mecanismos de buscas que nós costumamos usar, nele se pode inclusive buscar imagens.

 

2) http://search.theeuropeanlibrary.org – Base de Dados de diversas Bibliotécas Universitárias Européias, uma quantidade monstruosa de informações.

 

Já as camadas mais baixas e obscuras da “Deep Web” (a tal da Dark Web) não aconselho ninguém a visitar, pois sem o devido conhecimento informático as consequências podem ser terríveis.

A intenção dessa coluna não é ensinar a usar a “Deep Web”, apenas informar a sua existência, o seu significado e fazer um alerta: O que a “Deep Web” tem de bom, tem de ruim. Por isso tenha muito cuidado, principalmente ao baixar arquivos na “Deep Web”, O risco de baixar um arquivo contaminado é 5 vezes maior que na Internet comum.

 

Ah, e para finalizar vale dizer para os que querem conhecer o Lado Negro da Força ??!! digo da Web, saibam que segundo rumores, esses sites são constantemente monitorados pela Polícia Federal, FBI, Interpol e afins.

 

É isto ai, abraços a todos…

 

Saúde, Paz e Sucesso.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *