A inteligência, uma característica única da espécie humana

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A partir do século XIX, observou-se um crescente interesse pela inteligência humana, que era entendida como o reflexo de habilidades sensoriais e perceptivas transmitidas geneticamente.

Muito tempo depois, já em meados de 1990, Gardner criou a teoria das Inteligências Múltiplas, independentes entre si, as quais operariam em blocos separados no cérebro, obedecendo a regras próprias: inteligência lógico-matemática, linguística, musical, espacial, corporal-sinestésica, intrapessoal e interpessoal.

Nesta teoria entende-se que as pessoas se diferenciam nas habilidades de compreender ideias complexas, de se adaptarem ao ambiente, de aprender com a experiência, na maneira como conduzem seu raciocínio e resolvem problemas através do pensamento.

Uma das primeiras tentativas de ampliar o conceito de inteligência para além de capacidades intelectuais gerais (usualmente relacionadas a competências acadêmicas) surgiu em 1936 e apresentava o contexto da inteligência social, como a capacidade de perceber os estados emocionais próprios e alheios, motivos e comportamentos, além da capacidade de agir com base nestas informações de forma ótima. Sobretudo, refletiria a habilidade de decodificar informações oriundas do contexto social e de desenvolver estratégias comportamentais eficazes com vistas a objetivos sociais.

A teoria da inteligência emocional, que ficou conhecida pelos best-sellers de Daniel Goleman nos anos 90, volta a argumentar que os seres humanos são essencialmente sociais; e a ausência de habilidades sociais poderia significar uma limitação importante na capacidade de adaptação social bem sucedida. Assim como reconhece-se a importância destas habilidades, cabe destacar o papel das emoções na adaptação social e no comportamento inteligente.

 

Flávia de Oliveira

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