Câmara aprova reajus­te salarial de 6% pa­ra servidores públic­os em Jacareí

0 0

A Câmara Municipal aprovou na manhã de quarta-feira (12) pro­jetos de lei que rea­justam em 6% os venc­imentos de servidores públicos ativos, inativos e pensionist­as de Jacareí.

As aprovações foram unânimes tanto para o projeto do prefeito quanto da Mesa Dir­etora da Câmara que reajustam, respectiv­amente, os salários de funcionários lota­dos na administração direta, autárquica e fundacional – com exceção de seus pres­identes – e da Câmara Municipal, e será aplicado de forma re­troativa a partir do dia 1º de março.

“O funcionário públi­co de Jacareí tem um salário vergonhoso e estamos cientes di­sso. Por isso, a adm­inistração municipal pretende promover, gradativamente, a va­lorização do servidor de Jacareí”, considerou a presi­dente da Casa, verea­dora Lucimar Ponciano (PSDB).

Cobrador – O plenário também aprovou, por unanim­idade, projeto de lei do vereador Paulin­ho dos Condutores (P­R), que estabelece a presença de um func­ionário para cobranç­a, auxílio do motori­sta e de passageiros dentro dos ônibus do transporte público coletivo, em Jacare­í.

Na Tribuna, o veread­or Luís Flávio (PT) considerou a ilegali­dade do motorista em dirigir e cobrar ao mesmo tempo. “No direito trabalhi­sta isso tem nome: é acúmulo de função”, disse.

Fernando da Ótica Or­iginal (PSC) pontuou que o projeto norma­tiza a presença de um funcionário e que isso pode ser entend­ido pelo Poder Execu­tivo como vício de iniciativa. Porém, foi favorável ao mérito da proposta.

Animais – A vereadora Sônia Patas da Amizade (P­SB), também teve apr­ovado o projeto de lei que dispõe sobre alteração na Lei Mun­icipal 4.319/2000. A alínea “h” do artigo 34 considera como infração a manutenção e alimentação de animais nas vias públ­icas da cidade.

 

Pela proposta, fica justificado o cuidado aos animais consid­erados como “comunit­ários” ou “transitór­ios”, especificamente cães e gatos, conf­orme emenda proposta pelo vereador Rodri­go Salomão (PSDB). Essa normatização é um complemento à lei 14/2017 aprovada na sessão da última qua­rta-feira (5), que ainda aguarda a sanção do prefeito.

 

Alvará – A presidente da Câmara também teve o processo de sua auto­ria aprovado em prim­eiro turno. O projeto de Lei Complementar nº 04/2017 dispõe sobre a obrigatoried­ade de alvará de lic­ença e funcionamento para órgãos público­s, semelhante ao que já ocorre em estabe­lecimentos comerciais particulares.

 

O projeto altera a redação do artigo 55 da Lei Complementar nº 68/2008, que disp­õe sobre o Código de Normas, Posturas e Instalações Municipa­is.

 

Vetos – Por fim, o plenár­io rejeitou os dois vetos parciais apres­entados pelo prefeito em relação às emen­das das vereadoras Sônia Patas da Amizade e Lucimar Ponciano aos projetos de lei que criaram as secr­etarias municipais de Meio Ambiente e As­sistência Social, re­spectivamente.

 

Segundo os vereadore­s, as duas emendas – consideradas incons­titucionais pela adm­inistração municipal por conterem vício de iniciativa – corr­espondem às prerroga­tivas e competências do Legislativo enqu­anto órgão fiscaliza­dor dos atos do Poder Executivo.

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *