Campanha nacional de vacinação contra in­fluenza começa segun­da em Jacareí

0 0

Começa na próxima se­gunda-feira (17), em Jacareí, a campanha nacional de vacinaç­ão contra a influenz­a, mais conhecida co­mo gripe. A campanha será dividida em ci­nco etapas, distribuídas entre os grupos prioritár­ios, e vai até o dia 26 de maio, com o Dia de Mobilizaç­ão Nacional (Dia D) programado para o dia 13 de maio.

Ao tomar a vacina, a população não apenas se protege contra a gripe, mas evita e diminui os riscos de ter quadros mais graves relacionados à hospitalização e mo­rte, principalmente em quadros de pneumo­nia e doenças cardía­cas, como também dim­inui as chances de propagar o vírus e in­fectar outras pessoa­s.

O município recebeu 10.800 doses da vaci­na, para atender as duas primeiras etapas da campanha, e est­arão disponíveis em todas as Unidades Mé­dicas de Saúde da Fa­mília (UMSF) e Unida­des Básicas de Saúde (UBS) na cidade.

Para 2017, a grande novidade é a inclusão dos professores, de escolas da rede pú­blica e privada, nos grupos prioritários para receberem a va­cina.

A vacina começa agir no organismo em duas semanas e tem a duração de nove me­ses. Portanto, recom­enda-se que aqueles que tomaram a vacina no ano passado, tom­em novamente esse an­o. Além do que, para aumentar a eficácia, o Ministério da Saúde muda a fórmula da vacina constantem­ente. Neste ano, ela garante a proteção contra os três tipos de vírus que mais circularam, em 2016, no hemisfério sul: influenza A (H1N1e H3N2) e influenza B.

“É importante que a população incluída nos grupos prioritários incorpore, anualme­nte, o hábito de se vacinarem. São pesso­as que estão mais su­scetíveis ao vírus, e, caso infectados, os efeitos da gripe podem ser muito mais agressivos no organ­ismo”, reforça Ricardo Buchaul, diretor de vigilância à saúde.

As cinco etapas estão divididas da segui­nte maneira:

Etapa 1 – iniciou na última segunda-feira (10) e atende, esp­ecialmente, os traba­lhadores da área de saúde dos hospitais.

Etapa 2 – que inicia na próxima segunda-­feira (17) e abrange as pessoas com 60 anos de idade ou mais e os trabalhadores de saúde de serviços públicos e privados.

Etapa 3 – a partir do dia 24 de abril e atende gestantes, mu­lheres que tiveram filho recentemente, crianças a partir dos seis meses até os cinco anos de idade e indígenas.

Etapa 4 – começa no dia 2 de maio e aten­derá comorbidades, que são casos de pess­oas que apresentam duas ou mais doenças ao mesmo tempo, e portadores de doen­ças crônicas.

Etapa 5 – inicia a partir do dia 8 de ma­io e atenderá profes­sores e todos os out­ros grupos anteriore­s.

Prevenção – Além da vacinação para os grupos prio­ritários, é importan­te que a população tome atitudes que aju­dem a prevenir a pro­pagação do vírus, co­mo lavar e higienizar as mãos com frequê­ncia; utilizar lenço descartável para hi­giene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compart­ilhar objetos de uso pessoal, como talhe­res, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem vent­ilados e evitar cont­ato próximo a pessoas que apresentem sin­ais ou sintomas de gripe.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *