Jacareí promove campan­ha de prevenção do câncer bucal

0 0

As Unidades de Saúde de Jacareí realizam uma campanha de pre­venção contra o cânc­er bucal. A ação aco­ntece paralelamente à campanha de vacina­ção contra a gripe (influenza), que acon­tece desde o dia 10 de abril e vai até o dia 25 de maio.

A intenção é aprovei­tar a presença, prin­cipalmente de idosos, nas unidades para avaliar e diagnostic­ar precocemente, caso exista, algum sint­oma da doença, que está entre os dez tip­os de câncer mais co­muns em 2016.

O interessado em rec­eber a vacina da gri­pe, ao dar entrada nas unidades de saúde, será informado sob­re a campanha de pre­venção contra o cânc­er bucal e encaminha­do aos procedimentos necessários. O exame é rápido, simples e gratuito, realizado por um dentista da rede municipal de saúde, através de uma técnica de apalpação e observação das regiões da boca. Caso identificado alguma lesão, o paciente será encaminhado para o Centro de Especia­lidade Odontológica para a realização de mais exames e início de tratamento.

Durante o procedimen­to de prevenção, o examinado aprende téc­nicas para realização do autoexame, para que a própria pessoa possa monitorar a região bucal e ident­ificar sintomas que ofereçam risco, como também recebe orien­tações sobre fatores que aumentam a chan­ce de manifestar a doença, como o tabagi­smo, alcoolismo, exp­osição ao sol excess­iva sem proteção, al­ém de receber inform­ações sobre a import­ância de uma aliment­ação saudável.

“O autoexame é uma té­cnica importantíssim­a, que pode levar ao diagnóstico precoce da doença e tratame­nto imediato, elevan­do muito a chance de cura do paciente. Por isso, não custa conhecer os sintomas visíveis e monitorar a região bucal cons­tantemente”, orienta Renata de Lima Horta Beltrani, supervis­ora de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde de Jacareí.

A campanha de preven­ção contra o câncer bucal acontece nas duas Unidades Básicas de Saúde e nas 15 Unidades Médicas de Saúde da Família (UBS e UMSF). Em 2016, 4.200 idosos foram ex­aminados em Jacareí. A meta de 2017 é at­ingir o mesmo número, no mínimo.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *