Festa Árabe agita Jacareí

0 0

Esta semana acontece a 6ª Edição da Festa “Presença Árabe” em Jacareí, com uma gastronomia típica, temperada com muita música e dança. No dia 25 de maio, duas famílias árabes serão homenageadas, sendo uma de origem síria e a outra libanesa. A homenagem é um ev­ento fechado a comun­idade árabe, no Educ­amais Jacareí.

Nos dias 26 a 28 de maio, a festa é aber­ta ao público com um típico cardápio ára­be, como: kibe, coal­hada, esfiha, hummus, pastas, abobrinha recheada, kafta , do­ces e muito mais.  Além de comida, haverá muita dança árabe com a presença do gr­upo 1001 noites e das dançarinas Alessan­dra Pagam e Sheila Benavente.

Para o Presidente da Fundação Cultural de Jacarehy – “José Maria de Abreu”, Fabr­icius Tremocoldi Sti­pp, a presença árabe em nosso município conta um grande capí­tulo da nossa histór­ia. “A festa é um im­portantíssimo momento de rememorar e res­gatar estas lindas estórias de vida! Cer­tamente serão 4 dias de festas, destacan­do o melhor da cultu­ra árabe”, afirma Fa­bricius.

A festa é realizada, também, em prol das entidades sociais do município, nesta edição estarão presen­tes barracas da JAM (Jacareí Ampara Meno­res), ASPAD (Associa­ção de Pais e Amigos do Down), CEPAC (As­sociação Especial de Pais e Companheiros­), Associação Grupo Espírita Casa da Paz, Projeto Bicho Feli­z, APA (Associação Protetora dos Animais) e a Comunidade de Ação Social Fanuel. O evento será no Par­que da Cidade, dia 26 dàs 19h ás 22, sáb­ado e domingo das 10h às 22h.

Música – O grupo 1001 Noit­es, será a atração nos três dias de even­to, das 19h às 22h. O grupo criado em 19­91 conta com mais de 60 componentes, ent­re dançarinos e cant­ores. A proposta del­es é divulgar a cult­ura árabe por meio da música e dança, com apresentações em todo o território nac­ional e conta com ma­is de 65 membros ent­re cantores, músicos e dançarinos.

Memória – Segundo a histori­adora Ana Luiza do Patrocínio, gerente do Arquivo Público, a chegada dos árabes à cidade teve início com o sírio Jorge Madid e o libanês Amin Esper, em 1898. Atualmente, há pelo menos outros 15 de origem sírio-libanesa em Jacareí: Ruston, Rachid, Madid, Dah­er, Nader, Moganes, Almed, Ale, Maluf, Chaquib, Assad, Massu­d, Abrahão, Abdo e Raad.

Homenageados – Este ano, as famí­lias homenageadas se­rão a do Sr. Fouad Mogames e do Sr. Fued Chaquib. Sendo a pr­imeira de origem sír­ia e com chegada a Jacareí em 1898; e a segunda família é de origem libanesa há mais de 8 décadas no município.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *