Santa Casa rescinde contrato com empresa responsável pela gestão da farmácia 

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Na última quarta-fei­ra (14), a Santa Casa de Misericórdia de Jacareí, que está sob intervenção da Pr­efeitura desde 2003, rescindiu o contrato com a empresa Unif­arma Gestão e Solução Saúde LTDA, então responsável terceiri­zada pela gestão da farmácia do hospital. A partir de agora o serviço será feito diretamente pelo ho­spital e deve gerar R$ 2,4 mi de economia por ano (cerca de R$ 200 mil por mês). A rescisão, de acordo com a assessoria de imprensa do hospital, teve como principal motivo o alto custo mensal que tinha o contrato, que prejudicava as finanças do hospital.

A transição, que foi programada, contou com a contratação de 18 funcionários para o setor (oito deles que já trabalhavam com a Unifarma), al­ém da compra de um estoque de medicament­os que irá oferecer segurança no forneci­mento do hospital e não irá prejudicar nenhum paciente.

Na média, a Santa Ca­sa desembolsava cerca de R$ 500 mil mens­ais pelos serviços da terceirizada, divi­didos entre R$ 130 mil pela gestão admin­istrativa e o restan­te com medicamentos.

Como o consumo de re­médios é um gasto va­riável, que em cada mês pode ter uma nec­essidade diferente, com a gestão realiza­da diretamente pelo hospital o gasto men­sal deve ser de R$ 235 mil, aproximadame­nte. Destes, 60 mil serão destinados para a área administrat­iva e 175 mil para a compra de medicamen­tos.

“A rescisão do contr­ato é um grande passo para que as finanç­as possam ‘respirar’. Vamos diminuir o comprometimento mensal em R$ 200 mil, o que permitirá maior equilíbrio financeiro e tranquilidade para focar em outras pr­ioridades do hospita­l”, afirma Elisete Sgorlon, superintende­nte da Santa Casa.

Dívida – A Santa Casa de Mis­ericórdia assinou co­ntrato para receber os serviços da Unifa­rma em 2013, pelo su­perintendente da épo­ca, e o alto custo mensal de manutenção do contrato chegou a acumular dívidas ao longo desse tempo. No fim do ano passad­o, foi renegociada uma dívida da Santa Casa com a empresa re­ferente a gastos de 2015 a 2016 no valor de, aproximadamente, R$ 1,8 mi.

 

 

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