Jacareí recebe 1ª Feira de Cultura Indígena do Vale do Paraíba

0 0

A cidade de Jacareí será sede da 1ª Feira de Cultura Indígena do Vale do Paraíba. O evento, organizado pela Fundação Cultural de Jacarehy ‘José Maria de Abreu’ em parceria com a ONG (Organização Não Governamental) Opção Brasil, será realizado nos dias 21, 22 e 25 de outubro, no Pátio dos Trilhos (região central).
A Feira contará com apresentação de danças rituais com o Povo Pataxó e diálogo com o público presente. “Os povos indígenas possuem diversas manifestações que atestam sua variada cultura e uma das mais fortes e mais evolvente é a da dança. Os Pataxós, assim como a maioria dos indígenas que vivem no Nordeste praticam a dança do Toré, que é um momento ritual riquíssimo e muito forte e que será apresentado durante a Feira”, destaca o presidente da Fundação Cultural, Fabricius Stipp.
O público presente também terá a oportunidade de participar de uma contação de histórias indígenas do Povo Pataxó. A tradição entre os indígenas é a oralidade, onde se passa o respeito entre os mais jovens com os mais velhos e, uma das formas é contar mitos para crianças, envolvendo brincadeiras indígenas e conceitos da natureza.
Haverá, ainda, exibição de filme temático, debate e feira de exposição. Todas as atividades são gratuitas e realizadas no Pátio dos Trilhos.

OPÇÃO BRASIL – O grupo Opção Brasil é uma ONG responsável por um trabalho que dialoga a Cultura Indígena na região do ABC Paulista (grande São Paulo) e também na região de Campinas, e que terá a sua primeira edição no Vale do Paraíba como foco a resistência dos Povos Indígenas.

Programação:
21/10 – 20h –Apresentação de Danças Rituais com o Povo Pataxó
22/10 – 16h – Contação de histórias indígenas
25/10 – 19h – Filme Hans Staden – Classificação 12 anos

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *