Jacareí lança exposição que celebra trajetória do artista Guataçara Monteiro

0 0

A infância na floresta acompanhada com a criatividade das histórias do pai fez com que, desde pequeno, Guataçara Monteiro aprendesse a olhar ao seu entorno com muita cor, alegria e apreciação pela vivacidade da natureza.

O artista plástico, com licenciatura em artes visuais e especialização em cultura popular brasileira é natural de Castanhal, no Pará e, há 15 anos, escolheu o Vale do Paraíba como segunda casa.

Aqui, especialmente em Jacareí, consolidou sua carreira artística mantendo a grande colcha de memórias, histórias e objetos de sua cultura amazônica atrelada às suas vivências na região.

Para celebrar uma década de trajetória de produções culturais, o Educamais Jacareí inaugura na próxima quinta-feira (16), a exposição ‘Trilhas De Um Sonhador’. O projeto foi realizado por meio da LIC (Lei de Incentivo à Cultura), em parceria com a Fundação Cultural de Jacarehy e com o apoio da empresa Fibria.

As obras retratam poeticamente seu percurso criador de dedicação às artes plásticas. Diversas colagens, pinturas, esculturas e instalações compõem a mostra, com produções que iniciam na Amazônia e terminam no Vale do Paraíba, convidando os visitantes a um mergulho na natureza, arte popular e fé do povo brasileiro.

Entre as produções de destaque, está a obra No Coração do Rio, uma pintura em acrílico sobre a tela, criada em 2016. Na obra, Guataçara Monteiro homenageia a cultura tradicional do Vale, incluindo o bolinho caipira e histórias de cobras-grandes de Jacareí. A fé popular também é representada pelo achado da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, retratada em uma instalação da Santa com um manto confeccionado em técnica mista.

Para o artista é um grande privilégio celebrar em Jacareí uma trajetória artística toda dedicada à cultura brasileira. “Os jacareienses foram muito acolhedores ao longo desse tempo. A minha primeira exposição, em 2008, foi toda produzida aqui no município. Inaugurar a mostra ‘Trilhas De Um Sonhador’ depois de dez anos aqui na cidade é muito significativo”, compartilha.

A exposição estará aberta até o dia 26 de outubro e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h às 21h. Aos sábados, domingos e feriados, o horário é das 9h às 19h. O Educamais Jacareí fica localizado na Av. Eng. Davi Monteiro Lino, ao lado da nova rodoviária municipal. Acompanhe mais informações da mostra pela página oficial do evento no Facebook.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *