Jacareí terá programa ‘Matematicando’

0 0

A Secretaria Municipal de Educação o projeto “Matematicando Jacareí”, que é um eixo do Programa Jacareí Cidade Leitora, iniciado em 2018 nas escolas municipais, com o objetivo de trabalhar a leitura com a crianças. Este ano o tema será a Matemática, em todos os níveis de ensino.

A secretária Maria Thereza Ferreira Cyrino abriu a apresentação do programa, juntamente com a equipe pedagógica e do Centro de Formação, para os 1.200 professores de toda a rede municipal, da creche ao Fundamental I. Após a abertura, o assunto foi complementado pela palestra “Matemática Financeira e as Habilidades da BNCC”, com o objetivo de mostrar aos educadores presentes como levar a educação financeira para a sala de aula. As habilidades exigidas na BNCC já sugerem essa adequação que pode ser contextualizada na sala de aula por meio da resolução de situações problemas.

O “Matematicando Jacareí” terá várias ações durante o ano, como:

1. Jornada Pedagógica – Oficinas baseadas em Matemática;

2. Desfile de 7 de Setembro com todas as ações feitas nas escolas;

3. FLIJ – Feira Literária Jacareí – com expositores e atividades voltadas para a Matemática;

4. Seminário Técnico PVE (Língua Portuguesa e Matemática);

5. Matematicando na Rede – Ações Pedagógicas nas escolas voltadas ao Ensino da Matemática.

A palestra foi ministrada por Andressa Costa, que é Graduada em Gestão Financeira e Coaching de Finanças Pessoais, Psicopedagoga, Mentora da Starup Weekends e certificada na Metodologia Pense Grande da Fundação Telefônica. Atuou como tradutora da obra “Curso de Finanças” da Universidade de Michigan pela Fundação Lemann em parceria com o Coursera.

A resolução de problemas possibilita aos alunos mobilizar conhecimentos e desenvolver a capacidade para gerenciar as informações que estão a seu alcance. Assim, os alunos terão oportunidade de ampliar seus conhecimentos acerca de conceitos e procedimentos matemáticos, bem como ampliar a visão que têm dos problemas, da Matemática, do mundo em geral e desenvolver sua autoconfiança.

A atividade de resolver problemas está presente na vida das pessoas, exigindo soluções que muitas vezes requerem estratégias de enfrentamento. O aprendizado de estratégias auxilia o aluno a enfrentar novas situações em outras áreas do conhecimento.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *