Câmara fica lotada para a discussão do projeto da Região Metropolitana do Vale do Paraíba

0 0

Cerca de 380 pessoas estiveram no plenário da Câmara de Jacareí na noite de ontem (18) para participar do encontro promovido pelo deputado estadual Marco Aurélio (PT) sobre o projeto de criação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.

O evento contou ainda com a presença do prefeito de Jacareí, Hamilton Ribeiro Mota (PT), do presidente da Câmara local, Itamar Alves de Oliveira (PDT), além dos vereadores Alex da Fanuel, Laudelino Amorim e Rose Gaspar, todos do PT, e José Antero (DEM), além de Luís Cândido, representando o deputado federal Carlinhos Almeida (PT).

Segundo Marco Aurélio, o intuito dos encontros é servir de preparação para o seminário que o governo do Estado realizará na região para tratar do tema.

Durante o encontro, o assessor do deputado Carlinhos Almeida lembrou que a primeira vez o parlamentar apresentou o projeto de Região Metropolitana para o Vale do Paraíba foi em 2001 e desde então o projeto de transformar em região administrativa não só o Vale, mas também Serra da Mantiqueira e Litoral Norte não saiu do papel. Cândido apresentou em gráficos os comparativos entre as regiões do Vale e outras que já são regiões metropolitanas e as razões para que o Vale também seja transformada em RM.

Na Assembleia Legislativa de São Paulo também tramita outra projeto para o Vale do Paraíba, mas com o conceito de Aglomeração Urbana, incluindo apenas 11 municípios. O projeto de Região Metropolitana defendido por Marco Aurélio engloba 39 municípios.

O deputado apresentou essa e outras diferenças entre os dois projetos e falou dos ganhos com a RM, como planejamento regional, ações integradas entre os municípios e a garantia de recursos financeiros para a região.


Impressões – O público presente teve a oportunidade de fazer perguntas e sugestões sobre o projeto da Região Metropolitana. E para muita gente o encontro foi a chance de esclarecer questões sobre o assunto, como foi o caso da enfermeira Solange Oliveira, de Jacareí. “É a primeira vez que participo de um encontro sobre esse assunto e achei muito interessante”, disse. Para Solange, a Região Metropolitana deve promover mais justiça social. “Existem cidades que, por suas características próprias, não têm acesso a alguns serviços e acho que a Região Metropolitana vai acabar com isso, vai melhorar a qualidade de vida de toda a região”, disse.

Para o prefeito de Jacareí, o deputado Marco Aurélio trouxe a oportunidade para que a sociedade participe dessa discussão, tão importante para a região. “Acho que depois desse encontro as pessoas perceberam que a Região Metropolitana interfere diretamente na nossa vida e esse debate traz o assunto para mais perto da nossa vida”, disse Hamilton.

O deputado disse que ficou muito satisfeito com o nível das perguntas e das sugestões feitas pelo público presente e pediu para que as pessoas participem também do seminário que o governo do Estado vai promover para falar do assunto. “Hoje vemos uma campanha muito grande para desestimular as pessoas a discutir política, mas se a gente não discute, não assume nosso papel, outros vão discutir, vão assumir”, afirmou Marco Aurélio.

Confira os próximos encontros sobre o projeto de criação da Região Metropolitana:

Taubaté

19/5 – 19h30

Local: Sindicato dos Metalúrgicos (rua Urupês, 98 – Chácara do Visconde)

São José dos Campos

20/5 – 19h30

Local: Câmara Municipal (rua José Alencar, 123 – Vila Santa Luzia))

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *