Grupo de políticos de reúne com Secretário Estadual de Saúde

0 0

Ontem (2), a Frente Parlamentar do Vale do Paraíba se reuniu com o secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri, para apresentar a ele o trabalho efetuado após a jornada de reuniões e visitas a 19 hospitais do Vale do Paraíba credenciados pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Estiveram presentes à reunião os deputados estaduais Marco Aurélio (PT), Padre Afonso Lobato (PV), André do Prado (PR), além do deputado federal Ricardo Izar Jr. (PV).

Os parlamentares entregaram ao secretário de Saúde uma planilha contendo um resumo da realidade de cada hospital, onde constavam os pleitos de credenciamento, recursos para custeio, manutenção, reforma e ampliação de unidades hospitalares.

Após discussão dos assuntos, ficou acertado que até o final deste ano a Secretaria Estadual de Saúde concluirá um estudo de toda a região do Vale do Paraíba, visando alterações e adequações das ações do governo a fim de racionalizar o uso dos recursos públicos.

Também ficou o compromisso de, em três meses, o Estado concluir um estudo específico com relação ao Hospital Regional e ao Hospital Universitário de Taubaté, não descartando a hipótese de um aporte financeiro, visando melhorar este atendimento regionalizado.

A diretora regional de Saúde, Sandra Tutihashi, se comprometeu a até a próxima quinta-feira (5) entregar à Frente Parlamentar uma posição de como estão os pedidos de credenciamentos pendentes apresentados pelos hospitais.

Os parlamentares ficaram incumbidos de buscar uma audiência com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, após o recebimento do relatório da Direção Regional de Saúde, para encaminhamento do pedido de credenciamentos – estes ficam sob a responsabilidade do Governo Federal. O secretário de Saúde se comprometeu a, na hipótese de novos credenciamentos, realocar verba que o Estado esteja utilizando nestas despesas para a cobertura de valores descobertos, amenizando o déficit dos hospitais.

Por fim, os deputados Marco Aurélio e Padre Afonso Lobato ponderaram que, de acordo com as diligências feitas, fica evidenciado que a região necessita mais da intervenção do Estado no sentido de viabilizar os hospitais já existentes do que planejamento de novas construções. “O secretário foi muito receptivo com o que foi apresentado, afirmando que concorda com esta realidade, e que, se for o caso, em vez de novas construções, optará por ampliações das instalações já existentes”, disse Marco Aurélio.

Ainda na opinião do deputado Marco Aurélio, a reunião foi proveitosa por iniciar uma pauta de discussão dos parlamentares do Vale do Paraíba diretamente com a Secretaria Estadual de Saúde, visando à melhoria das condições regionais de atendimento da saúde pública na região.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *