Linkedln, Foursquare, Facebook e Tumblr: Saiba mais sobre as redes sociais do momento

0 0

Olá Pessoal…

 

Hoje vamos falar de um assunto que é moda não só na Internet, mas também nos cinemas: Redes Sociais. Mas você sabe o que é isto?

Segundo o site Wikipedia, são relações entre os indivíduos na comunicação por computador. O que também pode ser chamado de interação social, cujo objetivo é buscar conectar pessoas e proporcionar a comunicação e, portanto, utilizar laços sociais.

Mas e quais são as redes sociais na Internet? Resposta simples: redes sociais na Internet são as páginas da web que facilitam a interação entre os membros em diversos locais. Elas existem para proporcionar meios diferentes e interessantes de interação.

Sites como MySpace,FacebookLinkedln estão entre os sete dos 20 Websites mais visitados no mundo, e o site de relacionamentos criado pelo Google, o Orkut, acabou virando o predileto dos brasileiros. Para muitos usuários, principalmente aqueles que ficam muito conectados e que fazem parte da chamada Geração Internet, as redes sociais online não são apenas uma maneira de manter contato, mas um modo de vida.

A maioria das redes sociais na Internet permite postar fotos, vídeos e blogs pessoais na sua página de perfil. Mas o recurso mais importante das redes sociais online é encontrar e fazer amigos com membros de outro site. Na sua página de perfil, esses amigos aparecem como links, assim os visitantes podem navegar facilmente na sua rede de amigos online.

Antes as redes sociais como o Orkut e o Facebook eram dominadas por adolescentes, mas agora os usuários adultos também estão participando de redes online destinadas a eles. As redes sociais para adultos não têm um conteúdo “adulto” especializado (embora também exista). Elas são redes sociais para profissionais (exemplo o Linkedin –http://br.linkedin.com/ , que conta com mais de 100 milhões de membros), e não somente para amigos.

As redes sociais tem o lado bom de aproximar pessoas de diferentes lugares, mas a facilidade de criar perfis e comunidades também tem um lado negro. Em março de 2008, o Orkut foi obrigado a revelar à polícia os dados de usuários pedófilos. A Polícia brasileira descobriu uma rede de pedofilia infiltrada nas páginas do Orkut e obrigou a empresa a revelar os dados dos usuários envolvidos . Em maio de 2006, a rede social foi obrigada a retirar do ar comunidades consideradas pelas autoridades como criminosas e racistas.

Existe também a ação de hackers em redes sociais, elas não estão usando a definição comum de hackers, que são aqueles que usam códigos ou brechas em redes de computadores de forma mal-intencionada, para causar danos aos sistemas ou roubar informações confidenciais. A ação dos hackers em redes sociais requer muito pouca habilidade técnica. Trata-se mais de um jogo psicológico: usar informações dos perfis pessoais para ganhar a confiança de um estranho.

Com as diversas redes sociais espalhadas na internet, é possível perceber que se por um lado elas são bastante úteis para aproximar as pessoas, por outro podem ser prejudiciais quando criam dependência ou quando em nada contribuem para o florescimento das relações pessoais no dia-a-dia de cada usuário. Se há quem se conecte para dizer o que está fazendo ou sentindo para as suas centenas de “amigos”, há quem se conecte porque não há amigos de fato e o computador é um intermediário na sua relação com mundo. Em suma, mesmo com a expansão das redes sociais na rede mundial de computadores, não há nada que se compare com os contatos pessoais. Facebook, Orkut, MySpace, dentre outras redes, precisam ser espaços bem utilizados, de modo a complementar ou enriquecer o universo pessoal de quem as utiliza. Do contrário, será somente mais uma evidência do crescente (e paradoxal) isolamento do homem de hoje.

Abaixo segue um breve explicação de quem é quem nas redes sociais mais badaladas do momento, também tem um vídeo bem legal na rede do YouTube: http://youtu.be/gu31-teaO_w – sobre Redes Socias, vale o clique.

 

É isto ai pessoal, semana que vem tem mais….

 

Até a próxima…

 

Saiba “quem é quem”:

:: Twitter – É um microblog em que os usuários postam informações e compartilham conteúdos em, no máximo, 140 caracteres por post. Pode ser atualizado pelo site, pelo celular ou por softwares e específicos para o gerenciamento. Tudo o que é postado aparece, em tempo real, na página do usuário e também para seus seguidores, ou seja, os contatos cadastrados na rede social. Utilizado por pessoas de todas as idades e também por empresas, chega a ser chamado de SMS da internet, em função da sua rapidez e popularidade.

:: Tumblr – A plataforma de blog que virou febre entre os adolescentes permite que os usuários publiquem textos, imagens, vídeo, links, citações e áudio, tudo em textos curtos _ mas não tão pequenos como no Twitter. Pode ser considerado um meio termo entre os blogs convencionais e o Twitter. A vantagem é a simplicidade, já que em poucos minutos é possível criar uma conta e começar a postar.

:: Facebook – Desenvolvida nos moldes do Orkut e Myspace, é uma rede social que oferece mais opções ao usuário do que suas antecessoras. Com um perfil no Facebook é possível atualizar e navegar em outras redes sociais, como o Twitter, além de postar vídeos, fotos e textos e compartilhar informações. Muitas empresas já usam a ferramenta como divulgação de marca, contato com clientes e até como ferramenta de negócio, expondo ou vendendo produtos através do site. É a rede social que mais cresce no mundo.

:: Foursquare – É uma mistura de game com rede social. Com um celular e uma conta no site é possível localizar amigos e compartilhar informações sobre os locais visitados com eles. Basta baixar o aplicativo disponível para Android, i-Phone, Palm e Blackberry. Por meio da conexão via satélite, o GPS do aparelho localiza o usuário assim que ele faz o “check-in”. Quem acumula o maior número de check-ins em determinado local, torna-se prefeito. O serviço também serve para a troca de informações e dicas entre os usuários.

:: LinkedIn – É uma rede de relacionamento voltada para o mundo dos negócios e é utilizada, quase sempre, por profissionais. O principal objetivo do site é permitir que usuários registrados possam manter uma lista detalhada de contatos de gente que eles conheçam e confiem em empresas — chamados de conexões. Os usuários podem convidar qualquer pessoa para tornar-se uma conexão.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *