O Clube de Tênis de Mesa de Jacareí (CTM Jacareí/CCR NovaDutra/Prefeitura de Jacareí) ficou na terceira colocação geral na II Copa Brasil Sul/Sudeste, promovida pela Confederação Brasileira de Tênis de Mesa, no Guarujá, entre quinta-feira (19) e domingo (22). A equipe jacareiense superou mais de 50 clubes de todo o Brasil.
A II Copa Brasil é uma das maiores competições esportivas do calendário nacional da modalidade e contou com participação dos maiores mesatenistas do país. O técnico Waldemir Júnior foi quem subiu ao pódio para receber o Troféu Eficiência de terceiro colocado.
A equipe de Jacareí, formada por 12 integrantes, disputa somente com atletas das categoria juvenil (sub-18) e juventude (sub-21), sendo que mais de 20 categorias estão em disputa.
Para chegar ao terceiro lugar geral foram disputados os torneios de rating (divisão por nível técnico) e por ranking (divisão por faixa etária). Jacareí faturou quatro medalhas de ouro, duas medalhas de prata e cinco de bronze, além de sete quintas colocações, que também contribuíram para o resultado final.
Rating – Na principal categoria da competição (rating A masculino), Thiago Grossklaus, mesmo com uma contusão no ombro, conquistou bronze após perder por 3 sets a 2 a semifinal para Humberto Manhani, que treina e joga profissionalmente na Espanha. Grossklaus foi o único a vencer dois sets sobre Manhani, que foi o campeão do torneio. No rating B masculino, Douglas Tomioka conquistou a medalha de ouro, vencendo os experientes atletas Adilson Toledo e Claudio Massad.
No rating B feminino, Jéssica Prates também conquistou a medalha de ouro, superando as atletas da seleção brasileira juvenil Priscila Dias, Karina Hayama e Priscila Salvador. Disputando o rating C feminino, as jacareienses Lais Agata e Lilian Tomioka conquistaram as medalhas de ouro e bronze, respectivamente, com Lais vencendo Tomioka na semi-final.
Pelo rating C masculino, Gregory Araújo levou prata e Rodrigo Bergamo, bronze. Para terminar, no rating D masculino, Allex Sakata conquistou a medalha de ouro, também vencendo atletas juvenis da seleção brasileira como Alek Brience, Hiago Afonso e Rodrigo Miazaki.
Ranking – Nas categorias de ranking, Thiago Grossklaus levou a medalha de bronze, na categoria juventude masculino, após começar a semi-final vencendo Danilo Toma (Estrela/Santos F.C.) por 11 a 1.
Na categoria juventude feminino, Jéssica Prates também levou a medalha de bronze saindo da competição com duas medalhas.
O grande destaque da equipe de Jacareí nas disputas de ranking veio da categoria juvenil feminino. A atleta Lilian Tomioka arrasou ao eliminar, uma a uma, as principais candidatas da competição ao título. Porém na final, Lilian ficou com prata ao perder para Marina Michelin, de Santa Catarina.
A equipe segue treinando para competições como os Jogos Abertos da Juventude, em junho, e os Jogos Regionais, em julho. No próximo final de semana Jacareí participará da segunda etapa do Ranking Paulista, em São José dos Campos.
(Secretaria de Comunicação Social)