Você faz compras pela internet? Fique de olho nestas dicas

0 0

Olá Pessoal….

 

Resolvi voltar ao assunto: Golpes Digitais, hoje com dicas de segurança para compra on-line.

O avanço tecnológico nos trouxe muitos benefícios, aliás, o maior deles é a disponibilidade de diversas ações que podemos fazer sem ter que sair de casa. Com os dias corridos e tumultuados, praticidade é tudo na vida de muitas pessoas.

Comprar pela internet talvez seja o maior ganho de praticidade que poderíamos querer, entretanto, com tantas fraudes existentes, pede sempre uma atenção especial. Algumas dicas nesse caso são essenciais, e merecem nosso destaque aqui na coluna.

A cada dia esta mais fácil, com mais opções e possibilidades para fazer compras pela internet, com certeza você, amigo leitor, já tem ou já teve algum produto adquirido de tal forma prática e rápida e cá entre nós, mais bem em conta. Se não tem/teve, não duvido que já passou pela tentação de comprar por este “novo” meio.

Quem já comprou, garanto que já passou, em algum momento, pelo medo na hora de finalizar tal compra. Ou ainda conhece alguma pessoa que possui péssimas experiências nesse assunto. Para tira estas dúvidas vejamos então algumas dicas de segurança para que você possa usufruir deste método sem maiores problemas, com muita praticidade e acima de tudo segurança.

Antes da compra:

Não compre produtos anunciados por spam – Não visite sites sugeridos em mensagens não solicitadas (Spam) que você recebe, este tipo de atitude normalmente o levará a sites falsos que tem como objetivo coletar seus dados financeiros (Phishing).

Proteja seu computador – Mantenha a segurança do seu micro em dia – mantenha seu computador sempre atualizado, se não souber como fazer isto peça a ajuda de alguém. Vulnerabilidades em software colaboram com os crackers. Instale e mantenha atualizado um anti-vírus, firewall pessoal, anti-spyware e anti-spam.

Navegador – Instale as versões mais recentes de navegador (browser). A ultima geração de browsers (Internet Explorer 9.0 , Mozilla Firefox 4.0, Google Chrome 11.0 , Safari 5.0 e Opera 11.1 são os principais) oferecem proteção adicional contra golpes de Phishing.

Reputação – Compre apenas de empresas on-line confiáveis e reconhecidas no mercado. Dê preferência a lojas online conceituadas. Visite sites como Buscape (www.buscape.com.br) e Bondfaro (www.bondfaro.com.br) para conhecer sites confiáveis – ambos têm um processo de filiação sujeito a aprovação, selos de empresa reconhecida, bem como opiniões e avaliação de consumidores.

Desconfie ao se deparar com muitos itens difíceis de serem encontrados em um mesmo site ou com preços muito abaixo dos praticados no mercado.

Busque informações sobre o site verificando se não há reclamações, buscando pelo nome da empresa nos sites de buscas ou então em sites com comentários de usuários, como o www.reclameaqui.com.br, com amigos, familiares, etc.

Durante a compra:

Comunicação Segura – Verifique as condições de segurança da loja – Verifique se o site oferece comunicação segura entre seu computador e o servidor. O nome técnico deste protocolo de comunicação é SSL ou TLS (Secure Socket Layer/Transport Layer Security) e pode ser verificado em seu navegador pelas presenças do endereço no formato https://www.example.com (em vez de http://…) e da figura de um cadeado em algum lugar da interface gráfica de seu navegador (normalmente no rodapé).

Para compras online, evite a todo custo usar computadores públicos (como as de lan houses) por poderem estar infetados com algum programa malicioso. Prefira o seu computador pessoal ou mesmo de sua empresa (caso seja permitido fazer compras ou acessar determinados sites na mesma).

Usar ou não cartão? – Usar o cartão de crédito em compras on-line é tão seguro quanto usá-lo em um restaurante. Tanto compras no mundo real quanto on-line sofrem de fraude durante a compra ou de problemas no armazenamento de seus dados confidenciais.

Escolha seu melhor cartão – use cartões de crédito específicos para compras on-line, se possível. Use seu cartão com menor limite de compras, isto minimizará seu prejuízo em caso de fraude ou armazenamento inadequado dos dados de seu cartão. Se possível tenha um seguro contra fraudes no seu cartão.

Desconfie de ofertas boas demais, use o bom senso acima de tudo.

Após a compra:

Logout – efetue “logout” do site de compras, em especial em estações compartilhadas por várias pessoas. Se possível aprenda como limpar “cookies” e outras informações confidenciais em seu browser.

Extratos – ao utilizar o cartão de crédito para a compras on-line, verifique o extrato do cartão.

Acompanhe a entrega do produto – As entregas normalmente são feitas por empresas que oferecem “tracking” do seu pedido, ou seja, acompanhamento da entrega do produto mediante o uso de um código fornecido pelo vendedor. Este código normalmente é fornecido ao final da transação de compra.

Em Sites de leilão:

Reputação – Leia os comentários que os compradores anteriores têm com relação ao vendedor. Embora este tipo de indicador seja sujeito a fraude é uma boa maneira de avaliar o comprador.

Qualidade do vendedor – Conheça o sistema de qualificação de vendedores de seu site de leiloes preferido.

Leia atentamente a descrição do produto, imprima uma cópia destas informações.

Não guarde duvidas – Pergunte sobre o produto no espaço destinado a este fim. Este tipo de recurso normalmente é aberto a qualquer pessoa que consulte o produto e pode ser útil para identificar características que não condizem com a descrição ou mesmo para conhecer compradores insatisfeitos.

Denuncie o vendedor – Se você se sentiu lesado por algum vendedor informe a administração do site e possíveis futuros compradores (por meio de qualificação) do site o mais breve possível.

 

Estas são as principais dicas, mas mesmo seguindo todas as dicas a risca, é claro que ainda existem chances de você se dar mal em uma compra on-line, afinal não se pode dar 100% de certeza a nada, da mesma forma que não tem como garantir que, por mais cuidado que você tome, não seja assaltado na rua, enquanto faz compras ou simplesmente passeia. Por isto desconfie e tenha sempre muita prudência, isto irá ajuda-lo a se manter longe de roubadas.

E lembre-se na duvida, encha o vendedor de perguntas (a obrigação dele como vendedor é responder a todas perguntas), analise comentários sobre a pagina  e o produto.

 

É isto ai pessoal, semana que vem tem mais….

 

Até a próxima…

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *