Motivação para uso da internet

0 0

Olá pessoal…

Voltando a falar sobre Atratividade e Motivação para uso da internet, hoje vamos falar sobre Motivação e usabilidade.

Motivação e usabilidade

Segundo NIELSEN (2000) A palavra “usability” ainda não possui uma tradução específica para a Língua Portuguesa, apesar de estar sendo usada pelos profissionais da área de Internet como “usabilidade”. “Usability”, do termo em inglês “usable”, com tradução para o Português como usável ou utilizável, revela uma característica dos sites da Internet, ou seja, sites que são usados de forma fácil e simples por usuários, fator que aparentemente favorece a motivação de uso. Esses sites apresentam características que facilitam a navegação pelas páginas e permitem que a interação que o usuário faz com eles seja clara, rápida e satisfaça suas necessidades. Ainda NIELSEN (2000), “usability” assumiu a mais poderosa importância na economia da Internet justamente porque os usuários primeiro vivenciam a experiência de “usabilidade” do site para depois comprar o serviço ou o produto. É diferente da economia tradicional, porque primeiro se pagava por um produto ou serviço e só depois se experimentava a sua “usabilidade”.

É preciso considerar as muitas possibilidades de incluir o uso de cores, efeitos ilusórios, posição da informação na página, tamanho e distância dos textos, luz, contraste e tamanho de imagens, indicação do caminho de navegação, barras de navegação fáceis e sempre à mão, poucos hot links (BLACK, 1997). Entre elas está, também, o conteúdo editorial apresentado ao usuário que precisa estar disposto adequadamente, em sua forma e linguagem, ao público a que se destina.

Todos esses detalhes devem ser levados em conta na hora do desenvolvimento gráfico de um site, visando sempre facilitar a experiência do usuário com o site. Enfim, considerar sempre os vários atributos, dentre eles o de usabilidade, que poderão ou não motivar o usuário na navegação, já que o fato depende da percepção do usuário sobre o site. Nem sempre as regras são únicas e podem ser usadas para alcançar públicos distintos, devido dependerem da experiência do usuário para serem reais.

Não importa o tema a que se dedicam (BLACK, 1997; NIELSEN, 2000), os sites precisam dominar os princípios de “usabilidade”, para serem mais facilmente aceitos pelos usuários da Internet. No caso do site do ITJ que, busca ser acessado por professores, pais e alunos como endereço certo na Internet, a preocupação com a “usabilidade” deve ser levada em conta, pois é um dos pontos que, como em outros sites, irá gerar visitação.

Marcos Nahr define que usabilidade na web é deixar imediatamente claro para o usuário a informação e a funcionalidade do site e logo após deixar claro que ele, o usuário pode ter acesso a estas “coisas” sem precisar “enlouquecer” para isto.

 

Para finalizar, que quiser saber mais recomendo a leitura dos livros citados no texto:

 

NIELSEN, J. Projetando Web Sites. São Paulo: Editora Campos, 2000

 

BLACK, R. Web Sites que funcionam. São Paulo: Quark do Brasil, 1997.

 

São bons livros e melhor ainda para que deseja se aprofundar no assunto…

Espero que tenham gostados, continuarei em outra oportunidade…

É isto ai pessoal, semana que vem tem mais….

 

Até a próxima…

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *