Balões invadem céu de Jacareí a partir de hoje

0 0

O pôr do sol desta quinta-feira (18) em Jacareí será diferente. Com condições de tempo favoráveis para a decolagem, de acordo com a Federação Paulista de Balonismo (FPB), 15 balões iniciam às 16h, do campo de futebol do Jardim Santa Maria, o VIII Campeonato Paulista de Balonismo. O evento acontece pelo segundo ano consecutivo na cidade.

De acordo com o piloto e presidente da FPB, Celso Marcantonio, o evento colocou a cidade no mapa de eventos esportivos. “O Campeonato de Balonismo colocou Jacareí no mapa dos eventos esportivos. O turismo na cidade infla e ano a ano Jacareí vai ficar marcada com esse evento”, disse Marcantonio.

O campeonato contará com a mais difícil prova do gênero, a Prova da Chave, cujo objetivo dos balonistas é apanhar com as mãos uma grande chave que ficará no topo do alvo. Será no domingo (21), das 6h às 10h, com alvo na região central da cidade. O alvo poderá ser próximo à caixa d’água da Fundação Cultural de Jacarehy ou no Parque da Cidade.

“É muito difícil, e eu diria impossível, pois será apenas uma tentativa, com saída [do balão] no mínimo a dois quilômetros do alvo. Apenas dois pilotos brasileiros conseguiram realizá-la, porém em mais de uma tentativa”, explicou Marcatonio.

A programação do torneio ficou assim:

Dias 18, 19 e 20: das 16h às 18h; decolagens do campo do Jardim Santa Maria

Dias 19, 20 e 21: das 7h às 10h; decolagens de vários locais definidos pelo piloto

Dia 20: das 20h às 22h – Night Glow, no Centro Poliesportivo Du Cambusano

Dia 21: das 6h às 10h – Prova da Chave

Os Espaços EducaMais Jardim Paraíso e Parque Santo Antônio e o Parque da Cidade serão possíveis alvos para as diversas provas da competição.

Night Glow – Uma das atrações mais esperadas é o Night Glow, quando os pilotos se reúnem para inflar os balões (sem decolagem) proporcionando um espetáculo noturno de cores e emoção. É o único momento do evento de balonismo que reúne todos os balões no mesmo local, e será no sábado (20), das 20h às 22h, no Centro Poliesportivo Du Cambusano (estádio do JAC).

Apesar do espetáculo, a prova também conta pontos no torneio. A entrada é gratuita e a comunidade poderá assistir a tudo das arquibancadas. Para convidar a população para o show noturno, uma carreata percorrerá as principais ruas da cidade.

O campeonato terá os principais nomes do balonismo nacional, entre eles, o campeão da Copa Brasil e um dos mais experientes do país, Rubens Kalousdian, o campeão paulista de 2010, George Ary, e o atual campeão brasileiro, Luis Silvestre.

Decolagens – As decolagens coletivas serão no campo de futebol do Jardim Santa Maria, o marco zero do evento – rua Inês Michaela Silva e Souza, na esquina com a rua Carlos Drummond de Andrade.

Serão cinco provas, de acordo com as regras da Federação Paulista de Balonismo, entre elas, provas de alvo e pontaria que exige muita técnica e precisão. Os voos podem durar em média de 1h a 2h30 e não têm delimitação de área para a aterrissagem. Os balões voam a uma altura de até 6.000 pés, o que equivale a 1.800 metros de altura.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *