Cortejo da Cobra Grande percorre Jacareí hoje

0 0

O Cortejo da Cobra Grande vai percorrer as ruas centrais de Jacareí no domingo (21), com saída às 15h do Museu de Antropologia do Vale do Paraíba – rua XV de Novembro, 143. “Durante o cortejo, o público é convidado não só a assistir, mas a interagir, a ‘incorporar’ essa divertida personagem que faz parte do folclore da cidade”, diz a presidente da Fundação Cultural, Sonia Ferraz.

A cobra gigante foi confeccionada durante uma oficina promovida pela Fundação Cultural de Jacarehy, por meio da técnica de empapelamento, e resgata uma antiga lenda da cidade.

A Cobra Grande faz parte do folclore da região do Vale do Paraíba. Reza a lenda que havia uma cobra muito grande no rio Paraíba e que gostava de desbarrancar as encostas – com isso, ia alargando o rio. Mas a cobra estava chegando próxima à igreja, que se encontrava ameaçada de ruir. Foi quando um padre muito devoto de Nossa Senhora foi até às margens do rio e celebrou uma missa pedindo que a cobra se acalmasse e deixasse a igreja intacta — ao final da celebração o padre jogou a imagem da Santa nas águas do rio.
Diz a lenda que a cobra se aquietou com o presente da Santa e nunca mais ameaçou a encosta do rio, transferindo-se para outros remansos.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *