Curso ensina professores a identificar casos de deficiência visual

0 0

Será realizada em Jacareí a partir de quinta-feira (11), das 18h às 20h, a oficina “Criança com Baixa Visão na Escola” para professores da Secretaria Municipal de Educação. As aulas vão até 17 de novembro.

O objetivo é orientar o professor a identificar possíveis casos de deficiência visual, independentemente do grau. “A baixa visão pode não prejudicar somente a aprendizagem mas outras áreas da vida da criança”, comenta a professora formadora, Denise Cristina Biasuz, responsável por ministrar a oficina.

A oficina inclui histórico de deficiência visual, como os primeiros relatos da história da baixa visão e como se processa a adaptação desse aluno na escola e no convívio social, além de orientações sobre mobilidade. “Há casos de baixa visão em que a pessoa pode andar sozinha, até sem bengala. Existem técnicas para isso”, destaca a professora. “Vamos abordar a necessidade de materiais para o aluno com baixa visão, inclusive com a apresentação do Código Braile e de outros recursos para acesso, inclusive a cinema e teatro”, completa.

Durante a oficina, o professor aprende a fazer a identificação da deficiência e depois encaminha os casos para um oftalmologista. “Dependendo do ‘resíduo’ visual, a criança pode ser orientada a usar apenas óculos ou, em graus mais acentuados , ser alfabetizada em Braile”, destaca a professora Denise Biasuz.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *