O Que Comprar: Desktop ou Notebook?

0 0

O Que Comprar: Desktop ou Notebook?

 

Olá Pessoal…

 

Atualmente, uma das coisas que alunos e amigos mais me perguntam é : “Na hora da compra, devo escolher um desktop (computador de mesa) ou um notebook?”.

No mundo de hoje, cada vez mais os aparelhos estão menores e mais potentes, dando a impressão de que o computador de mesa, com gabinete, estabilizador, teclado, mouse e caixas de som são coisas de um passado remoto.

Mas temos que lembrar na hora da compra que os notebooks na verdade não são uma tecnologia superior, mais avançada e com melhor desempenho, na verdade são uma adaptação tecnológica para que fosse possível transportá-la com facilidade, que é o verdadeiro objetivo dos notebooks.

Laptop significa “em cima do colo” e Desktop “em cima da mesa”. O engraçado disso é que muitas vezes pessoas que compram notebooks continuam deixando o equipamento em cima da mesa e trabalhando da mesma maneira com que fazia com o desktop.

Sendo assim alguns fatores que você deve pensar na hora de decidir qual opção fazer são:

 

– Local onde o computador desktop ou notebook será usado.

Se você usa o computador somente em casa, não compensa comprar um notebook. Um desktop com uma configuração razoável sai muito mais barato e com muito mais recursos do que um notebook. Já se você se desloca muito, e tem que ter sempre um computador disponível, no trabalho, no carro, na casa de parentes ou amigos então é hora de pensar em comprar um notebook, mesmo que o preço relativo seja mais caro.

 

– Para que vai ser usado o computador desktop ou notebook

Se você vai usar o computador principalmente para ver filmes, para botar pra funcionar aquela sua placa de tv ou para jogos mais sofisticados que precisam de muitos recursos gráficos (com uma – ou até duas – placas aceleradora de vídeo) então é melhor você comprar um desktop. Para conseguir um notebook que seja compatível com os jogos que precisa de muito processamento você vai precisar de muito dinheiro, Infelizmente é difícil encontrar um bom notebook para jogos que seja barato, você pode acabar tendo que desembolsar até R$ 10.000,00 em um ótimo notebook para jogos “pesados”.

Já se o computador vai ser usado para outras coisas como por exemplo ver a internet, escrever e-mails, calcular planilhas, fazer documentos, entre outras tarefas de menor complexidade hoje em dia, então você pode comprar sem dó o seu notebook.

 

Resumindo, a grande pergunta a ser respondida é: você realmente precisa de um notebook e da mobilidade que ele apresenta ou só esta querendo entrar na modas das coisas pequenas e portáteis?

É bom lembrar que o objetivo do notebook é a mobilidade e antes de sair comprando essa ideia verifique se essa necessidade de portabilidade não pode ser suprida por outro dispositivos que transporte arquivos, um pen drive por exemplo.

Por fim, cabe lembrar que a portabilidade tem um custo, e quem um desktop pode muitas vezes custar a metade do preço de um notebook do mesmo nível.

Também é bom falar do aspecto de manutenção que no notebook é mais complicado. Por exemplo: se a tela do notebook estragar, você provavelmente ficará alguns dias sem o equipamento, pois não é possível substituir o monitor por outro e levar somente a tela para conserto, como podemos fazer com os computadores de mesa.

Para terminar, alguns pode achar que estou aqui para me opor a compra de notebooks e promover o desktop. Na verdade eu trabalho com um notebook, uso ele quase que 18hs por dia em mais de uma escola, em clientes, etc.. Na verdade só quero esclarecer alguns aspectos para que você na hora de fazer a escolha, faça a melhor escolha para seu trabalho e se possível para seu bolso…

 

 

É isto ai pessoal, semana que vem tem mais….

 

Até a próxima…

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *