Cuidados com as suas senhas

0 0

Olá pessoal…

 

Hoje vamos falar sobre segurança na rede, tanto local quanto internet. E as SENHAS, o tema da nossa coluna desta semana, constituem a primeira linha de defesa contra o acesso não autorizado ao computador. Atualmente, todos sabemos que devemos nos cercar de todo tipo de proteção possível, e o computador não fica de fora. Sabemos da importância do Antivírus, do Backup, do cuidado em digitar informações bancárias, etc. Mas o que muita gente esquece é que a SENHA é a primeira barreira de proteção dos dados que o computador armazena. Ao esquecer isso, muitos e muitos usuários acabam utilizando senhas fracas que permitem que hackers invadam os equipamentos e roubem dados sigilosos, acessem contas bancárias, apaguem arquivos, etc. Com uma senha forte é possível estar bem mais protegido! Confira abaixo dicas fáceis para criar senhas fortes!

Hoje em dia, há senhas para tudo: senha do banco, do e-mail, das redes sociais… São tantas que fica até difícil decorar. Por isso, muita gente prefere usar letras e números de fácil memorização, como os relacionados a nomes e datas especiais. Mas, segundo especialistas, é aí onde mora o perigo.

 

Mas o que torna uma senha forte?

– Uma senha forte tem pelo menos 8 caracteres, cada caractere adicionado à senha aumenta bastante sua proteção.

– Não contém uma palavra completa.

– Evite sequências ou caracteres repetidos. “12345678,” “222222,” “abcdefg” ou letras adjacentes no teclado não ajudam a proteger senhas.

– Evite usar seu nome de login. Qualquer parte de seu nome, aniversário, número de previdência ou informações semelhantes sobre familiares são más escolhas de senha. Essas são as primeiras informações testadas pelos criminosos.

– É bastante diferente das senhas anteriores.

– Evite palavras dicionarizadas em qualquer idioma. Os criminosos usam ferramentas sofisticadas que podem adivinhar senhas rapidamente, com base em palavras de vários dicionários, incluindo palavras escritas de trás para frente, erros de digitação comuns e substituições. Eles incluem todo o tipo de obscenidades e qualquer palavra que você não diria perto de crianças.

– Monte senhas que contém caracteres de cada uma destas quatro categorias:

Letras maiúsculas: A, B, C, …

Letras minúsculas: a, b, c, …

Números: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9

Símbolos do teclado (todos os caracteres do teclado não definidos como letras ou números) e espaços: ` ~ ! @ # $ % ^ & * ( ) _ – + = { } [ ] | : ; ” ‘ , . ? /

 

Uma boa dica para montar senha é criar a senha a partir de uma informação fácil de lembrar. Por exemplo: escolha uma frase significativa para você, como “Algumas quedas servem para que levantemos mais felizes”.  Usando essa frase como guia, você pode usar como senha forte: -aQspqLmF3l1z-

Ou: associe a senha a um hobby ou esporte predileto. Por exemplo: “Sou viciado em Facebook”. Ficaria: S()ul0k0F4c3b0k.

Mas lembre-se uma senha pode cumprir todos os critérios acima e ainda ser fraca. Por exemplo, Hello2U! cumpre todos os critérios de uma senha forte listados acima, mas ainda é fraca porque contém uma palavra completa.

 

Considere tambémregularmente trocar suas senhas, além de aumentar sua segurança, você também estará exercitando a memória.

 

Para finalizar segue a dica de alguns sites que ajudam nesta árdua tarefa de criar senhas:

 

Password Bird é um site simples que lhe faz três perguntas, para depois gerar uma senha com base nas suas respostas. Cada senha gerada incluirá números e letras. Se você não gostar da senha, ele gera outra para você, basta clicar no link.

PassPlex é uma ferramenta simples para gerar senhas fortes e únicas. Com PassPlex tudo o que você precisa fazer é digitar o número de caracteres que você precisa e o nível de complexidade que você deseja para sua senha.

O site Random.org oferece um gerador de senha que permite criar até cem senhas exclusivas de uma só vez, basta especificar o número de senhas que você deseja criar e o número de caracteres que cada senha deverá ter. Depois de fazer essas especificações a lista de senhas será gerada para você.

Já o Password Generator oferece duas maneiras de gerar senhas aleatoriamente. A mais simples delas permite que você especifique o número de letras e dígitos em suas senhas. O gerador mais complexo permite que você especifique se você quer uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, caracteres especiais, e o comprimento de sua senha.

Como é algo bem difícil escolher e lembrar de uma senha forte, que tal criar uma tabela/quadro que te ajuda a lembrar e formar sua senha? Com o Password Chart você entra com uma frase para formar sua tabela de caracteres e depois só pra te facilitar a vida, você digita sua senha. Esse método é muito bom para senha de servidores e serviços que não são usados diariamente.

Você conhece algum outro site que pode ajudar a criação de senhas? Deixe sua dica nos comentários!

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *