Jacareienses aprendem a fazer sacola ecológica

0 0

Cerca de 15 mulheres estão aprendendo a transformar a palha da bananeira em sacola ecológica. Com cuidado e dedicação, o trabalho manual vai, aos poucos, transformando os fios da palha das bananeiras e ganhando forma.

As participantes não acreditavam que poderiam produzir uma sacola tão bonita com material que muitas têm no quintal.Eu fui criada com o quintal cheio de bananeiras e não sabia que a palha tinha essa utilidade. Agora vou aproveitar tudo, estou amando aprender a confeccionar essa sacola, comenta Maria Aparecida Vieira Carlos.

As aulas estão sendo ministradas pela artesã Rosilene Masiero no Viveiro Municipal. O objetivo do curso vai além de ensinar as mulheres confeccionarem sacolas ecológicas: visa envolvê-las na preservação desse espaço que é um fragmento da Mata Atlântica com espécias como pau-brasil, jequitibá e palmeira ateleia. Essas árvores, com mais diversas espécies, formam as trilhas dentro do Viveiro, um espaço verde de 600 mil metros quadrados que funciona mais de 20 anos no bairro do Campo Grande. O local conta ainda com cinco nascentes, além de ser habitat de vários pássaros como tucano, pica-pau e papagaio.

A escolha pela oficina com a palha da bananeira foi feita porque possibilita a geração de renda, além de utilizar uma matériaprima abundante que seria destinada ao aterro. As aulas terminam esta semana — o curso todo teve duração de 40 horas. O Viveiro Municipal fica na Rua Theófilo Teodoro Rezende, 39, Campo Grande.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *