Lian Gong completa 10 anos em Jacareí

0 0

O Lian Gong foi a grande atração na manhã ensolarada de domingo (18) no Parque da Cidade, no centro de Jacareí. Foram quatro horas de demonstrações e explicações sobre os benefícios que a ginástica terapêutica chinesa traz para a saúde corporal e mental, intercaladas por outras artes marciais como taekwondo, kung fu e tai chi chuan, além de dança folclórica japonesa.

A mestre Eliete Ramos, formada em artes marciais e especializada em Lian Gong, ressaltou que não restrições para a prática.A primeira impressão pode ser uma coisa repetitiva, com uma musiquinha esquisita. Mas os movimentos são estudados minuciosamente e têm um efeito muito forte internamente”, avalia a mestre. Ainda segundo ela, o Lian Gong, além de ajudar a tratar as dores do corpo, previne as doenças mentais. “Proporciona equilíbrio mental, pois mexe energicamente com a parte mental, pois exige concentração, trabalha lateralidade e respiração”, completa.

AulasEm Jacareí, as aulas gratuitas de Lian Gong, sob a coordenação da professora de Educação Física Isabel Cassal, são nos seguintes locais: Parque dos Eucaliptos, às segundas e quartas-feiras, a partir das 7h20; Espaço Liberdade, às terças e quintas-feiras, a partir das 7h30; Parque da Cidade, sexta-feira às 7h; EducaMais Espaço Parque Santo Antônio, quinta-feira às 18h. Também são ministradas aulas no Centro de Convivência do Idoso – Viva Vida, apenas para pessoas acima dos 60 anos. As aulas acontecem às quartas e sextas-feiras, às 8h15.

História – O Lian Gong foi criado em 1974 pelo médico ortopedista chinês Zhuang Yuan Ming como uma técnica de 54 exercícios para prevenir e tratar de dores no corpo e restaurar a sua movimentação natural. Ming se inspirou em outras sequências tradicionais de exercícios terapêuticos chineses, entre eles o Ba Duan Jin (exercícios dos Oito Brocados da Seda), o Jogo dos Cinco Animais e o Yi Jin Jing (exercício dos camponeses). A prática do Lian Gong se fundamenta nos mesmos conceitos básicos da medicina tradicional chinesa que fundamentam a massagem Tui Na, a acupuntura, a fitoterapia chinesa e o Qi Gong: o Qi, os meridianos e a relação yin e yang.
O Lian Gong foi introduzido no Brasil em 1987 por Maria Lúcia Lee, professora de filosofia e artes corporais chinesas e docente da Unicamp (Universidade de Campinas).

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *