Mundo em luto: 11 de Setembro de 2001

0 0

Há exatamente 10 anos, o mundo se preparava para mais um dia comum quando chegaram as notícias de quatro aviões comerciais sequestrados, nos Estados Unidos. Atônitos, o Departamento de Defesa norte-americano, assim como o controle aéreo local viu dois deles baterem contra as torres do World Trade Center, com 110 andares cada uma.

Os culpados: Dezenove terroristas, movidos por fanatismo muçulmano e ideologias obscuras.

Durante a raptura das aeronaves, os terroristas usaram armas para esfaquear e matar os pilotos das aeronaves, os comissários de voo e os passageiros. Relatórios feitos com as chamadas telefônicas vindas dos avião indicaram que as facas foram usadas pelos sequestradores para ferir atendentes e, em ao menos um caso, em um passageiro, durante dois dos sequestros.

Alguns passageiros foram capazes de fazer ligações, usando o serviço de telefone da cabine e celulares, afirmando que vários dos sequestradores tinham usadosprays químicos contra a tripulação, como gás lacrimogêneo ou spray de pimenta.

Era tal a quantidade de pó e fumaça sobre Nova York que eles foram  vistos até por astronautas embarcados na Estação Espacial Internacional, que sobrevoava o Estado do Maine na manhã da terça-feira, a mais de 300 quilômetros de altura.

O impacto dos Boeings com a estrutura de aço também repercutiu longe. Um deles foi registrado numa estação de sismologia da Universidade Columbia, a 20 quilômetros do centro de Nova York. Na escala que mede terremotos, alcançou 2,4 pontos — um tremor bastante sensível para quem via o horror a partir das ruas.

No final, pessoas de 60 nacionalidades diferentes faleceram com os impactos dos aviões contra os edifícios, um complexo de escritórios e empresas multinacionais que abrigava mais de 20.000 pessoas trabalhando no dia a dia. Outras milhares de pessoas visitavam os edifícios, que ainda estavam relativamente vazios, em razão do horário.

As nacionalidades das pessoas desaparecidas segundo fontes do Departamento de Estado do governo americano e do Consulado-Geral do Brasil em Nova York são: 3 613 Estados Unidos, 403 Holanda, 250 Índia, 208 Colômbia, 206 Alemanha, 200 Grã-Bretanha, 200 Paquistão, 150 Canadá, 133 Israel, 96 Rússia, 86 Itália, 71 El Salvador, 68 Portugal, 55 Austrália, 55 Bangladesh, 40 Áustria, 34 Irlanda, 34 Equador, 30 Polônia, 30 Coréia do Sul, 25 República Dominicana, 23 Japão, 20 Grécia, 17 México, 10 República Tcheca, 10 Eslováquia, 10 França, 8 Marrocos, 8 Iêmen, 7 Honduras, 7 Jamaica, 7 Taiwan, 6 Argentina, 6 Guatemala, 5 BRASIL, 5 Irã, 4 Bélgica, 4 Belize, 4 China, 4 Trinidad e Tobago, 3 Barbados, 3 Líbano, 3 Panamá, 3 Peru, 3 Venezuela, 2 Jordânia, 1 Bahamas, 1 Chile, 1 Costa Rica, 1 Dinamarca, 1 Egito, 1 Gana, 1 Indonésia, 1 Nova Zelândia, 1 Paraguai, 1 Sri Lanka, 1 Santa Lúcia, 1 Turquia, 1 Ucrânia e 1 Bielo-Rússia.

 

Um outro avião colidiu contra o prédio do poderoso Pentágono. Lá,125 pessoas foram mortas, além das 64 pessoas que estavam nos aviões sequestrados, incluindo cinco sequestradores.

Por fim, uma das aeronaves, o Voo 93, não atingiu seu alvo, que seria o Capitólio (Washington).O plano dos terroristas não teve sucesso, pois passageiros reagiram após 50 minutos de voo tomando poder parcial da situação da cabine após confronto com quatro terroristas que estavam abordo, porém já era tarde demais, haviam se passado e a aeronave ainda não havia atingido seu alvo, o terrorista em comando acabou por executar manobras bruscas e a descida com violência ocasionou a queda,em decorrência da luta entre passageiros e os terroristas.

O 11 de Setembro de 2001 levaram os Estados Unidos à caçar os terroristas da Al-Qaeda no Paquistão, à tomada e ao cerco ao Iraque, capturando e executando Sadam Hussein. Em 2011, Osama Bin Laden, mentor dos ataques terroristas, foi morto no Paquistão, pelas forças estadunidenses.

Reveja a edição do Jornal Nacional de 11 de Setembro de 2011:

{youtube}ClnVanDseAw{/youtube}

{youtube}hXfheFwbMyY{/youtube}

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *