O Sinthoresp, sindicato dos trabalhadores de bares, restaurantes e hotéis da cidade de São Paulo, informou que a Câmara dos Deputados Federais aprovou pedidos para a realização de audiências públicas envolvendo as denúncias feitas pelos sindicalistas contra o Mc Donald´s no Brasil. A convocação de audiências públicas foi considerada uma vitória pelo Sinthoresp, que trava uma longa queda de braço com a cadeia americana de fast-food nos tribunais.
O deputado Sabino Castelo Branco (PTB/AM) solicitou à Comissão de Trabalho da Câmara uma adiência com as presenças de Woods Staton, presidente da Arcos Dourados, controladora do McDonald’s na América Latina, e de Dora Maria da Costa, Ministra do Tribunal Superior do Trabalho, “para debater a política de salários adotada pela rede McDonalds no Brasil”. Outro requerimento de audiência pública é assinado pelo pelo deputado federal Eudes Xavier (PT/CE).
O Sinthoresp acusa o McDonald’s de desrespeitar as leis trabalhistas ao pagar para os seus funcionários pela hora trabalhada, que acabam levando a remunerações inferiores ao salário mínimo. O McDonald’s nega que pague aos empregados valores inferiores aos pisos estabelecidos por cada sindicato.
Ig.