Discussão sobre Região Metropolitana atrai atenção de cidades do Vale Histórico

0 0

Seguindo o calendário de atividades do mandato para divulgar o projeto de criação da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, o deputado estadual Marco Aurélio (PT) realizou no último sábado (15) um encontro sobre o tema em Arapeí, no Vale Histórico.

O evento reuniu cerca de 50 pessoas e contou com a presença do prefeito de Arapeí, Edson de Souza Quintanilha (PPS), o presidente da Câmara, Carlos Henrique de Paula (PT), além de vereadores de Arapeí e Bananal e representantes da sociedade civil.

O encontro em Arapeí teve caráter regional, com convite estendido também a Areias, Bananal, Cruzeiro, Lavrinhas, São José do Barreiro, Silveiras e Queluz.

Durante a atividade, o público participa com perguntas e sugestões, que mais tarde podem servir como emendas para o projeto do Executivo para criar a Região Metropolitana – a expectativa é que o projeto seja votado na Assembleia Legislativa ainda este ano.

“É importante levarmos o assunto para ser debatido em toda a região, e principalmente nas cidades do Vale Histórico, que, até pela distância geográfica, muitas vezes não conseguem acompanhar o que está sendo discutido no Vale do Paraíba. E esse projeto será decisivo para o futuro da região”, disse Marco Aurélio.

Entre os ganhos com a criação da RM no Vale está o fato de a região passar a ser prioridade para investimentos e programas federais e estaduais, além do fim da cobrança de interurbano para ligações telefônicas entre as cidades com o mesmo DDD. A região também passa a ter dotação específica no Orçamento do Estado, garantindo mais autonomia e transparência aos investimentos. As cidades que fazem parte da RM passam a ter também um conselho de desenvolvimento metropolitano – com a participação dos 39 prefeitos – para a elaboração de um planejamento integrado, visando ações regionais.

 

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *