Frades processavam formigas no século XVIII

0 0

O magistrado e professor universitário, juiz José Eulálio Figueiredo de Almeida, lançou na última quinta (6) o livro “O processo das formigas”.
A obra retrata um caso criminal célebre ocorrido no Maranhão Província. Frades capuchinhos, do Convento Santo Antônio, moveram um processo contra as formigas maranhenses, no século XVIII.

Segundo relatos, os “insetos-réus” foram acusados da prática de furto qualificado, por retirarem farinha de um depósito mantido pelos religiosos que habitavam o seminário. As formigas também foram culpadas pelo crime de dano por cavarem caminhos subterrâneos que colocaram em risco a segurança do edifício dos monges.

O jurista ressalta que o jornalista maranhense João Francisco Lisboa também noticiou o caso no passado, afirmando, entretanto, que o fato era fruto da imaginação do padre Bernardes.

A proposta de Eulálio é que a notícia histórica sobre o fato pitoresco, sem muita importância prática, se torne estudo sério, científico, metodológico, acessível aos leitores de diversas tendências culturais, da área do direito ou não.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *