Pela 9ª vez, Jacareí conquista prêmio de qualidade no combate à tuberculose

0 0

Pela nova vez, Jacareí foi premiada pela eficiência e desempenho no tratamento e cura no combate à Tuberculose. O certificado “Qualidade nas Ações de Controle” foi conferido pela Divisão de Tuberculose do Centro de Vigilância Epidemiológica Prof. Alexandre Vranjac, órgão ligado à Secretaria Estadual de Saúde. Essa é a décima edição do prêmio.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a premiação é feita em três categorias: municípios de 20 a 40 casos de tuberculose, municípios de 41 a 100 casos de tuberculose e municípios com mais de 100 casos. Jacareí se encontra na segunda categoria. O índice recomendado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) é de 85% de cura e a partir desse índice é feita a premiação.

São avaliados também outros dados como tratamento supervisionado, a realização dos exames de HIV e a “busca ativa”, que consiste na realização dos exames de escarro. Jacareí atingiu 90% de cura do total de pacientes que iniciaram o tratamento, além de ter se destacado em outros índices.

O tratamento da Tuberculose em Jacareí é desenvolvido pelo Ambulatório de Infectologia da Secretaria de Saúde, que funciona das 7h às 17h, na rua Purus, 79, Jardim Paraíba, telefone 3955-9657. A Secretaria de Saúde orienta que quem estiver com tosse há mais de três semanas deve procurar a UBS (Unidade Básica de Saúde) mais próxima de sua casa, para uma avaliação e diagnóstico.

A doença – A tuberculose é uma doença infecciosa, causada por um micróbio chamado Bacilo de Koch, que atinge principalmente os pulmões mas pode ocorrer em outras partes do corpo como gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges. É contagiosa, ou seja, passa de uma pessoa para outra.

A doença só se transmite pelo ar, quando o doente tosse, fala ou espirra e espalha minúsculas gotas com o micróbio. É importante, como medida de proteção individual, a vacinação com BCG, aplicada no primeiro mês de vida e capaz de prevenir as formas mais graves da doença nas crianças.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *