Três mulheres dividem o Nobel da Paz de 2011

0 0

Foi anunciado nesta sexta (7) em Oslo (Noruega) que três mulheres dividirão o Prêmio Nobel da Paz de 2011. São elas a presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, a ativista Leymah Gbowee, também liberiana e a jornalista e ativista do Iêmen Tawakkul Karman.

Sirleaf, a primeira mulher eleita presidente no continente africano, e Gbowee são reconhecidas pela atuação para mobilizar as mulheres liberianas contra a guerra civil no país, enquanto Karman participa da luta pelos direitos das mulheres e pela democracia imeniana.

O comitê do Nobel justificou a premiação pois é um reconhecimento à suas “lutas não violentas pela segurança das mulheres e pelos direitos das mulheres de participar do trabalho de construção da paz”.

A escolha deste ano é vista como um forte sinal do comitê do Nobel em favor da luta pela igualdade de direitos entre os gêneros, especialmente no mundo em desenvolvimento.

As vencedoras, escolhidas por um comitê formado por cinco membros, receberão uma medalha de ouro (foto), um diploma e dividirão 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 2,7 milhões) em uma cerimônia em Oslo no dia 10 de dezembro.

O Nobel da Paz deste ano teve um número recorde de indicações, com 241 indivíduos ou instituições.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *