Corvo de Gesso premia melhores de 2011

0 0

O Cineclube de Jacareí divulga o nome dos indicados ao prêmio Corvo de Gesso 2011 que participaram do projeto Cinema de 5ª com produções de curta-metragens. A premiação é na quinta-feira (1º de dezembro), às 20h, na Sala Mário Lago (Pátio dos Trilhos).

Segundo Adriano Pinheiro, um dos idealizadores do Cinema de 5ª, a “pré-seleção” foi realizada em outubro, quando foram escolhidas três produções por categoria. “Este ano tivemos mais de 60 curta-metragens concorrentes”, revela. Ao todo concorrem 42 produções, três em cada uma das 14 categorias, filmadas com câmeras digitais e celulares variados.

A entrega da estatueta do Cineclube promete não só revelar talentos mas arrancar muito riso da plateia, pois as das marcas do projeto são a irreverência e o humor dos organizadores e dos próprios produtores de curtas, além dos próprios nomes da categorias. Por exemplo, os erros de edição e bizarrices que fazem jus a uma produção trash disputam a estatueta na categoria Defeitos Especiais. Já os filmes inspirados em produções de sucesso concorrem na categoria Melhor Curta Genéricão.

O prêmio – O Corvo de Gesso é uma estatueta “inspirada” na mais cobiçada estatueta do mundo cinematográfico, o Oscar, e concebida pelo artista plástico Raico. Foi instituído em 2008 com o objetivo de premiar as produções exibidas durante o projeto Cinema de 5ª, realizado às quintas-feiras, na Sala Mário Lago. Já o projeto Cinema de 5ª foi criado em setembro de 2007 pelo Cineclube Jacareí, com apoio da Fundação Cultural de Jacarehy José Maria de Abreu.

A proposta do Cinema de 5ª é de exibir filmes ‘trash’, curta-metragens e produções independentes, além de debates com o público após as sessões. “É um projeto interessante que estimula cultura, arte e diversão. E contempla a área do audiovisual”, afirma da presidente da Fundação Cultural, Sonia Ferraz. Os vídeos exibidos no Projeto Cinema de 5ª têm duração de 5 a 10 minutos. Já os documentários não ultrapassam 15 minutos.

Confira os finalistas em cada categoria:

No Ar: Penetração Mental, Rua, Sonho Para Matar

Genéricão: Coisas da Internet, Mad Max Contra Roberto Carlos, Na Mira

Celular: Wamovie No Ar, Ubatoobars, Vôo Duplo

Minuto: Minuto Meio Ambiente, Bom Chika Wah Wah – “Sexual Seduction”, Pião

Animação: Phill: Pillicóptero, Night Power, Rally Kintao

Estudantil: Riddle, Tentativas de Um Garoto, Caminho das Drogas

Musical: Videoclipe – I Want You Break Free, Flores da Serra, No Amor

Documentário: Aperreio, Rio Comprido: A Vida Em Um Fio D’Água, Mais Um Aumento, Eu Não Aguento

Defeitos Especiais: Projeto Anti-Cachecol – Episódio 1.07: A Nova Raça, Projeto Anti-Cachecol – Episódio 1.08: A Origem do Cyborg, Soro da Vida

Edição: Ops!, Diário de Um Alguém, Massacre de Jacktown

Fotografia: Pedacinho do Céu, Massacre de Jacktown, Diário de Um Alguém

Roteiro: Ops!, A Dor, Microbiografia: Rarrisson (O Maníaco da Rosinha)

Direção: Pedacinho do Céu, Aquele Café, Entre Laços

Ficção: Entre Laços, Diário de Um Alguém, Ops!

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *