Crianças na Internet

0 0

Olá pessoal…

 

Hoje vamos tratar aqui na coluna de um assunto um pouco delicado: o uso da Internet por crianças e adolescentes. O assunto é delicado porque pode passar a impressão de queremos dizer como criar seus filhos. A intenção não é esta é apenas orientar sobre algumas armadilhas que a Internet pode preparar, dado o numero de ramificações e usuários existentes.

Não há dúvida de que a internet é uma ferramenta que tem auxiliado o crescimento humano, pois o conhecimento que podemos armazenar e consultar através dela é infinito. Mas existe também o “lado negro da força”, como pedofilia, pornografia e crimes cibernéticos (só para citar alguns fatores negativos). Como tudo na vida você tem o direito de escolher o que é melhor pra você e pagar um preço por essa escolha.

Mas as crianças e adolescentes não tem o preparo necessário para distinguir o “certo do errado” numa sociedade a cada dia mais virtual. Cabe então a nós, como pais e responsáveis, monitorar o que nossos filhos acessam na rede e, constantemente, os intruirmos a não conversar com estranhos e, em hipótese alguma, fornecer números de telefone ou endereço residencial.

Na verdade os cuidados online são, basicamente, os mesmos da vida real.

É claro que não podemos esquecer que a Internet pode ser um ótimo local para aprender, se divertir, bater papo com os amigos da escola e simplesmente relaxar e explorar. Então uma boa orientação pode ser a solução, então algumas dicas para começar este papo com seus filhos:

 

1. Incentive seus filhos a compartilhar suas experiências na Internet com você. Divirta-se na Internet junto aos seus filhos.

2. Ensine-os a confiar em seus instintos. Se alguma coisa online fizer com que se sintam nervosos, eles devem lhe contar.

3. Se seus filhos visitam salas de bate-papo, usam programas de mensagens instantâneas, videogames online ou outras atividades na Internet que exijam um nome de logon como identificação, ajude-os a escolher um nome que não revele nenhuma informação pessoal sobre eles.

4. Insista para que nunca informem seu endereço residencial, número de telefone ou outras informações pessoais, como onde estudam ou onde gostam de brincar.

5. Ensine a seus filhos que a diferença entre certo e errado na Internet é a mesma que na vida real.

6. Mostre a eles como respeitar os outros online. Explique que as regras de bom comportamento não mudam apenas por estarem em um computador.

7. Insista para que respeitem a propriedade de outros online. Explique que fazer cópias ilegais do trabalho de outras pessoas, como música, videogames e outros programas, é roubo.

8. Diga a eles que não devem nunca encontrar amigos virtuais pessoalmente. Explique que os amigos virtuais podem não ser quem eles afirmam ser.

9. Ensine a eles que nem tudo o que lêem ou vêem online é verdade. Encoraje-os a perguntar a você se não tiverem certeza.

10. Controle as atividades online de seus filhos com software de Internet avançado. Os controle de menores podem ajudar a filtrar conteúdo ofensivo, monitorar os sites visitados pelos seus filhos e descobrir o que fazem lá.

11. Ensine as crianças como a Internet funciona e explique que qualquer um pode criar um site da Web, sem que ninguém lhe pergunte nada. Ensine-os a usar vários recursos de informação e a verificar, questionar e confirmar o que encontram online.

12. Ensine-os a confrontar sempre as informações que coletam online com as de outras fontes. Consulte outros sites da Web ou mídias — como jornais, revistas e livros, para verificar as informações. Incentive-os a perguntar a você também.

13. Encoraje-os a usar várias fontes de informações, não apenas a Internet. Leve-os à livraria ou compre uma boa enciclopédia em CD-ROM, como a Microsoft Encarta. Isso lhes fornecerá acesso a fontes de informações alternativas.

 

Código 9

 

Há alguns anos atrás se deu uma descoberta surpreendente: crianças e adolescentes trocavam e-mails com informação sobre uma técnica para camuflar as suas conversas online do controlo dos seus pais, designada por Código 9. A Panda Security detectou o reaparecimento destas mensagens, desta vez distribuídas através das redes sociais.

Segundo uma sondagem realizada em Junho de 2010 pela Panda Security, um em cada três adolescentes já contatou estranhos através de redes sociais, “Algo de que as mentes criminosas estão sem dúvida a par, e que exploram para contatar menores”, alerta Luis Corrons, Diretor Técnico do PandaLabs.

“É interessante verificar que, ao visitar os perfis e páginas criadas para divulgar o Código 9 e observarmos os seguidores e amigos, são muito poucos os menores de idade, quando de facto seria lógico serem os principais interessados, o que demonstra o tipo de indivíduos que têm interesse em distribuir este tipo de informação”.

A técnica do Código 9 é muito simples: instrui os menores sobre como ocultarem as suas conversas em salas de conversação online ou através de instant messaging. Tudo o que necessitam de fazer é mencionar ou escrever o algarismo “9”, sempre que os seus pais ou tutores se encontrarem por perto, para que a outra pessoa possa mudar rapidamente de tema ou eliminar qualquer informação trocada.

Durante as férias de Verão, muitas crianças e adolescentes passam mais tempo do que é habitual em frente ao computador. “Esta é uma boa altura para garantir que os menores utilizam a Internet de forma segura e responsável. Aconselhamos sempre que, a melhor forma de pais e crianças o conseguirem é através do desenvolvimento de uma relação baseada em confiança, para que não seja necessário haver uma monitorização constante das crianças e adolescentes quando se encontram em redes sociais e na Internet”, afirma Corrons.

 

Para auxiliar os pais e responsáveis, existe a SaferNet Brasil (http://www.safernet.org.br), uma associação civil de direito privado, com atuação nacional, sem fins lucrativos ou econômicos, sem vinculação político partidária, religiosa ou racial. Fundada em 2005, ela recebe denúncias sobre crimes cibernéticos, disponibiliza cartilhas de segurança e patrocina pesquisas sobre o uso da internet no Brasil.

 

É isto ai pessoal, espero que tenham gostado…

Até a próxima…

Saúde, Paz e Sucesso….

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *