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Olá pessoal…

Depois de algumas colunas volto hoje a falar sobre Atratividade e Motivação para uso da internet, hoje vamos falar sobre Atributos de motivação, Conveniência, Acessibilidade, Confiabilidade, Atualização, Atualidade e Personalização.

Atributos de motivação

Os indivíduos podem ter as mesmas necessidades, mas os objetivos a serem alcançados com a satisfação dessas necessidades variam.

No ambiente virtual é onde as pessoas de lugares completamente diferentes se comunicam, compram produtos e serviços, utilizando como infra-estrutura a rede mundial de computadores. A aferição da motivação de uso de um site na Internet é ainda mais complexa. Porém, para esse meio ambiente, com características próprias, existem atributos relevantes e que devem ser levados em conta para a análise da motivação de navegação de um site. São eles:

2.2.1 Conveniência

O atributo Conveniência consiste na facilidade de se obter o que se deseja, desde que haja as condições mínimas para essa satisfação, ou seja, que exista um computador conectado à Internet (VENETANIER, 1999). A Internet, por si só, se caracteriza por este atributo, pois permite o acesso às informações, conversas com outras pessoas, aquisições de bens e realização de uma série de outras ações sem que o usuário precise se deslocar de seu espaço físico, durante as 24 horas do dia.

 

2.2.2 Acessibilidade

O atributo Acessibilidade consiste na possibilidade de acessar as informações que se deseja no momento oportuno, por meio da Internet. Porém, um dos principais problemas enfrentados pelos usuários da Internet é, nem sempre, poderem acessar a URL, endereço do site, no momento em que desejam.  A acessibilidade é um fator importante no processo de motivação de uso, pois se não houver esta disponibilidade no momento da consulta, não se suprem as necessidades do usuário. Ou seja, sempre que for acessado o endereço do site, ele deve estar disponível para consulta.

 

2.2.3 Confiabilidade

O atributo Confiabilidade se caracteriza pela confiança depositada pelo indivíduo ou usuário no produto ou serviço que será adquirido e cons úmido via Internet. Assim, todo processo de decisão de compra de um produto ou serviço envolve o usuário de forma significativa, porque ele irá analisar as opções existentes a partir de seus critérios de avaliação e de suas necessidades, depositando sua confiança no que foi escolhido. Na Internet, esse processo torna se mais criterioso, já que a transação é toda feita virtualmente.

2.2.4 Atualização

A Atualização é o atributo caracterizado pela agilidade que um site possui em se manter constantemente atualizado, seja em termos de informações – levando em conta os diferentes tipos de seções – ou de tecnologias.

A Internet, pela agilidade com que possibilita as interações, possui como característica forte a atualização e o site na Internet que não esteja atualizado em termos de uso de tecnologias – linguagens e recursos técnicos – ou de conteúdo tende a não motivar seu uso.

2.2.5. Atualidade

A Atualidade é a capacidade que um site possui em manter atuais as informações disponibilizadas, de acordo com a realidade dos acontecimentos mundiais, um importante fator de motivação para uso constante. Integrado ao conteúdo que apresenta, o site deve manter a atualidade de suas informações, permitindo que os usuários possam realmente alcançar seus objetivos ao acessá-lo.

2.2.6 Personalização

O atributo Personalização é entendido aqui, como a capacidade que um site possui de falar diretamente e de forma personalizada com o seu usuário. Isso porque, a Internet permite a utilização de uma linguagem interativa com o usuário, personalizando a comunicação, ou seja, ela permite que a empresa “fale” com cada um de seus clientes, no caso, usuários, de forma única e exclusiva. O marketing tradicional, falado para as massas, está cedendo espaço ao marketing um para um, pois permite às empresas ouvirem e oferecerem aos seus clientes produtos e serviços feitos sob medida. A tomada de decisão do consumidor passa pelos estágios de consciência, conhecimento, simpatia, preferência, convicção e, então, o ato da compra. Ao falar diretamente ao cliente, de forma personalizada, esse processo de tomada de decisão pode ser apressado, pois o cliente torna-se mais receptivo à mensagem.

 

 

Para finalizar, quem quiser saber mais recomendo a leitura dos livros citados no texto:

 

BRUNER, Rick E.; USWEB. Net Results: o marketing eficaz na Web. São Paulo: Quark Books, 1998.

VENETIANER, T. Como vender seu peixe na Internet: um guia prático de marketing e comércio eletrônico. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

São bons livros e melhor ainda para que deseja se aprofundar no assunto.

Espero que tenham gostados, continuarei em outra oportunidade.

É isto ai pessoal, semana que vem tem mais.

 

Até a próxima…

 

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