O que é Cloud Computing ?

0 0

Armazenar bytes e bytes de informação é hoje um dos principais problemas das empresas, sejam elas pequenas ou gigantes. Manter esses dados protegidos demanda outro esforço extra das equipes especializadas e muito dinheiro. Para ajudar a melhorar esse cenário e reduzir os altos custos de armazenamento, várias tecnologias começam a despontar, entre elas a computação em nuvem, ou cloud computing, um conceito que já atraiu nomes como Amazon e Google.

A denominação Cloud Computing chegou aos ouvidos de muita gente em 2008, mas tudo indica que ouviremos esse termo ainda por um bom tempo. Também conhecido no Brasil como Computação nas Nuvens ou Computação em Nuvem, Cloud Computing se refere, essencialmente, à ideia de utilizarmos, em qualquer lugar e independente de plataforma, as mais variadas aplicações por meio da internet com a mesma facilidade de tê-las instaladas em nossos próprios computadores.

Mesmo sem saber, você pode estar nas nuvens. Quem mantém fotos no Flickr, ou salva textos e planilhas no Google Docs, recorre a serviços de armazenamento de dados que operam na nuvem. A vantagem é poder acessar os arquivos de qualquer lugar: a informação não está “trancada” na memória de um computador. Para a grande massa de indivíduos, essa é a novidade mais importante imediatamente trazida pela nuvem. Ela marca o fim de um universo digital “PC-cêntrico”. Computadores de grande memória e poder de processamento ainda terão sua utilidade em casa – mas, definitivamente, não serão indispensáveis. Não é por outro motivo que os netbooks, baratos e compactos, mas invariavelmente equipados com sistemas sem fio de conexão à internet, são as máquinas com as projeções de venda mais vistosas para os próximos anos (a previsão é que, só neste ano, as vendas aumentem 80%, oito vezes o ritmo de crescimento de computadores maiores). O poder de computação já não está aprisionado numa caixa de metal. Finalmente, o slogan criado pelo cientista americano John Gage para a Sun Microsystems, em 1984, tem um sentido palpável: “A rede é o computador”.

Resumindo, a ideia central por trás do Cloud Computing é fornecer serviços através da Internet, permitindo que você acesse arquivos, documentos, e-mail, rode aplicativos e assim por diante, a partir de qualquer PC conectado à web.

Conforme já dito, uma das vantagens da Cloud Computing é a possibilidade de utilizar aplicações diretamente da internet, sem que estas estejam instaladas no computador do usuário. Mas, há outras significativas vantagens:

a) Disponibilidade – O usuário pode acessar aplicações e dados de qualquer lugar e a qualquer hora.

b) Escalabilidade – O usuário pode a qualquer momento aumentar ou diminuir os recursos alocados (memória, processamento e espaço de armazenamento) de acordo com suas necessidades.

c) Economia – O usuário diminuirá seus gastos como, por exemplo: com infra-estrutura, equipamentos, licenças de aplicativos proprietários, energia elétrica e manutenção de equipamentos.

Mas existem desvantagens:

Sendo a computação em nuvem uma forma de centralizar aplicações e armazenar dados, há uma grande preocupação no que diz respeito à segurança e privacidade. Ao utilizar o sistema, o usuário entrega seus dados e informações importantes aos cuidados de outra empresa, o que para muitos é uma questão bastante complicada, causa uma sensação de vulnerabilidade; ao contrário de hoje que estes dados e informações são bem guardadas por seus proprietários.

A privacidade pode ser comprometida já que um cliente pode se logar de qualquer local e acessar aplicações, para este fim as empresas que fornecem os serviços da computação em nuvem estudam uma forma de proteção, como técnicas de autenticação (usuário e senha); outra forma é empregar um formato de autorização por níveis de permissões, onde cada usuário acessa somente o que lhe é permitido.

O Cloud Computing também está causando mudanças na área de desenvolvimento. Em vez de venderem softwares em caixinhas (como nos anos 90), ou oferecerem versões shareware para download, as empresas de desenvolvimento estão cada vez mais centralizando os esforços no desenvolvimento de aplicativos web, que rodam “nas nuvens” e são oferecidos aos usuários na forma de algum serviço, mantido através de anúncios ou através de algum tipo de assinatura.

Na verdade, qualquer tentativa de definir o que é Cloud Computing pode não ser 100% precisa. Isso porque as ideias por trás da noção de Computação nas Nuvens são muito novas e as opiniões de especialistas em computação ainda divergem. Mas a noção básica é a que foi explicada neste artigo.

Como sempre acontece nas revoluções tecnológicas, o surgimento da nuvem desperta temores e apreensão. Boa parte deles tem a ver com segurança e privacidade. Num artigo publicado recentemente no jornal The New York Times, Jonathan Zittrain, professor de direito em Harvard e autor do livro O Futuro da Internet – E Como Evitá-lo, observou que informações armazenadas on-line têm menor proteção tanto na prática quanto do ponto de vista legal. “Antigamente, bandidos tinham de se apossar de um computador para descobrir nossos segredos; com a nuvem, só precisam se apossar de uma senha”, escreveu ele. Segundo Zittrain, a nuvem pode ser ainda mais perigosa sob regimes autoritários: “Exceto por transações bancárias e de comércio eletrônico, o tráfego da internet raramente tem a encriptação necessária para protegê-lo de olhares curiosos”. A maioria dos fatos mencionados nesta reportagem, contudo, tem claras implicações benéficas. As possibilidades da nuvem mal começam a ser divisadas. Como diz Irving Wladawsky-Berger, um visionário que atuou 37 anos na IBM, essa nova tecnologia pode ser comparada à explosão de vida do período cambriano, ocorrida há 540 milhões de anos: subitamente, várias trilhas se abriram para a evolução.

Ao final, é impossível afirma com certeza quais os rumos que a computação em nuvem vai realmente tomar, isso vai depender muito da adesão dos usuários, e dos problemas que podem surgir. A realidade é que atualmente, todos dependem da nuvem, independente do tipo de aplicação usada, basta estar navegando na internet para estar em meio a “Nuvem”.

 

É isto ai pessoal…

Abraços, Saúde e Sucesso a todos…

 

E Claro, um Feliz Natal…

 

Ricardo de Macedo

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *