Confira um guia exclusivo do NJ para a volta às aulas

0 0

A volta às aulas é marcada por expectativas, principalmente pelo reencontro com os amigos e novas amizades. A escola também é lugar para alimentar o sonho, criar um projeto de vida, fazer um ambiente de confiança e respeito às diferenças de cada um. O NJ dá algumas dicas para trabalhar estas questões.

Livros

Super – De Marcelo Carneiro da Cunha. No mundo digital, ele é Prince, um dos melhores hackers entre os muitos que invadem sites e servidores para mostrar o seu talento, para se divertir ou para passar o tempo. Mas descobre que pode utilizar a internet para uma ação mais saudável e transformadora. Editora Record.

Diário de um professor – Organizado por Otavio Rojas, com o objetivo de resgatar o prestígio do professor e valorizar seu cotidiano de dificuldades e anseios, é uma coletânea de 62 histórias que relatam atividades diárias de docentes em escolas gaúchas. Editora Orquestra.

Filmes e Vídeos

Pro dia nascer feliz – As situações que o adolescente brasileiro enfrenta na escola, envolvendo preconceito, precariedade, violência e esperança. Adolescentes de três estados falam de suas vidas na escola, seus projetos e inquietações. Direção de João Jardim.

{youtube}uxEQhcZNHfM{/youtube}

Clube dos Cinco – Adolescentes que aprontam na escola, tem por castigo passar uma tarde fechados para escrever um texto de mil palavras falando sobre o que pensam sobre eles mesmos. Acabam compartilhando suas histórias de vida. Direção: John Hughes.

Sociedade dos poetas mortos– Propõe um outro modelo de aula, em que o estudante é desafiado a buscar e a criar e não apenas a esperar pelo conhecimento.
Assistir ao filme e propor que, em grupos, conversem sobre como gostariam de ser vistos e tratados enquanto estudantes; como gostariam de ser tratados entre os colegas de turma; como gostariam de tratar seus professores; como aprendem melhor.
Pedir que anotem estas idéias e, durante o ano, as retomem com a turma, avaliando dificuldades e conquistas.

Abaixo alguns vídeos que podem ajudar a promover debates na escola:

Escolhas e motivações

{youtube}wcWr7JFX9fY&NR=1{/youtube}

Todos nós queremos ser jovens

{youtube}-UTxmO_sNZA{/youtube}

Poder e competência

{youtube}Q7gdfWbkdgI&feature=related{/youtube}

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *