Físico Stephen Hawking completa 70 anos dedicados ao universo

0 0

O cientista britânico Stephen Hawking, autor de Uma Breve História do Tempo que passou a vida tentando desvendar os mistérios do universo, completa neste domingo 70 anos sem ter perdido o entusiasmo pelo cosmos.

Apesar de em 2009 ter se retirado da Cátedra Lucasiana de Matemática da Universidade de Cambridge, da qual era titular, da mesma forma que Isaac Newton foi um dia, Hawking mantém contato com o mundo científico e neste domingo(8) falará perante seus colegas desse centro de estudos sobre “O estado do universo”.

Nascido em Oxford, no sul da Inglaterra, no dia 8 de janeiro de 1942, o cientista é um exemplo do triunfo frente à adversidade já que em sua juventude descobriu a esclerose lateral amiotrófica, uma doença neurodegenerativa progressiva que lhe impede de se movimentar, e fala com a ajuda de um sintetizador de voz.

Ao longo dos anos, o físico foi perdendo o movimento de suas extremidades e da musculatura, inclusive a força do pescoço para manter-se com a cabeça erguida.

Além de ser considerado um dos cientistas mais renomados da história, Hawking é tão famoso como qualquer estrela da música ou do cinema, pois já participou da série Jornada nas Estrelas e dos desenhos “Os Simpsons” e “Family Guy”.

Mas é famoso principalmente por ter mostrado, ao lado de seu colega Roger Penrose, que a Teoria da Relatividade de Albert Einstein implica que o espaço e o tempo hão de ter um princípio, o chamado “Big Bang”, e um final dentro dos buracos negros.

Hawking também criou polêmica no campo religioso,  por afirmar que a ideia do paraíso e da vida depois da morte é um “conto de fadas” criado por gente que tem medo da morte.

Em declarações dadas em 2011, o cientista enfatizou sua rejeição às crenças religiosas e considerou que não existe nada depois do momento que o cérebro para de funcionar.

“Eu considero o cérebro um computador que deixará de funcionar quando falharem suas peças. Não há paraíso ou vida depois da morte para os computadores que param de funcionar, esse é um conto de fadas de gente que tem medo da escuridão”, declarou o cientista de Cambridge.

Além disso, Hawking afirmou várias vezes que não tem medo da morte. “Vivi com a perspectiva de uma morte prematura durante os últimos anos. Não tenho medo de morrer, mas também não tenho pressa de morrer. Quero fazer muita coisa antes”, declarou.

Também voltou a ser notícia ao revelar em entrevista à revista New Scientist que as mulheres são “um completo mistério” ao qual dedica a maior parte de seus pensamentos.

Hawking foi agraciado com a Ordem do Império Britânico em 1982 e com o Prêmio Príncipe de Astúrias da Concórdia em 1989, além de outras distinções que lhe foram concedidas ao longo dos anos.

 

Algumas frases do cientista:
“A prova de que no futuro não existiram viagens no tempo,é que não estamos sendo visitados pelos viajantes do futuro. “

“Perguntar o que existia antes da origem do universo é tão imbecil como perguntar o que há ao norte do Polo Norte.”

“A vida após a morte é um conto de fadas para quem tem medo de morrer.”

“Eu não tenho nenhuma idéia (de qual seja o meu QI). Pessoas que se vangloriam dos seus QI são perdedores.”

“Não creio que a raça humana possa sobreviver aos próximos 1000 anos, a menos que nos espalhemos pelo espaço.”

“Diz muito sobre a natureza humana que a única forma de vida criada por nós é puramente destrutiva. Criamos vida à nossa imagem.”

“Meu objetivo é simples. É uma completa compreensão do universo, porque é como é e porque ele existe em tudo.”

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *