Pessoas com sobrepeso ou obesidade sentem mais dores

0 0

Um novo estudo feito na Universidade de Stony Brook, Estados Unidos, mostrou que pessoas obesas ou com sobrepeso sentem mais dores do que quem está com peso baixo ou normal. A pesquisa, publicada recentemente na versão online do periódico Obesity, levantou dados de mais de 1 milhão de americanos.

Levantamentos anteriores já haviam identificado a relação que existe entre dor e obesidade, mas jamais com abragência tão grande. A pesquisa se baseou em entrevistas feitas por telefone com 1.010.762 pessoas entre os anos de 2008 e 2010. Os participantes responderam a perguntas sobre peso, altura e experiências de dor.

De todos os entrevistados, 63% tinham sobrepeso ou obesidade. Os obesos, que representavam 25% dos participantes, foram classificados em três grupos de acordo com o nível da doença e seguindo parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Obesos do grupo 1 são aqueles com índice de massa corporal (IMC) de 30 a 34.99; do grupo 2, de 35 a 39.99; e do grupo 3, maior do que 40.

Resultados —Na comparação com indivíduos com peso baixo ou normal, pessoas com sobrepeso ou obesidade mostraram sentir 20% mais dores. Esse número aumentou quando foram comparadas pessoas de peso baixo ou normal somente com obesos. Pessoas com obesidade do grupo 1 sentiam 68% mais dores; do grupo 2, 136%; e do grupo 3, 254%.

Os pesquisadores observaram que as maiores dores foram sentidas por pessoas com doenças que acabam provocando dor corporal. Porém, mesmo após essas doenças terem sido controladas, os indivíduos mais pesados continuavam a sentir mais dores. “Esse achado sugere que, além da presença de doenças dolorosas, a obesidade por si só pode causar dor”, diz Joan E. Broderick, umas das autoras do estudo. A pesquisa também concluiu que as dores sentidas por pessoas obesas ou com sobrepeso aumentam conforme elas ficam mais velhas.

Os autores do estudo acreditam que há várias explicações para a relação entre dor e obesidade. A gordura, por exemplo, pode desencadear processos fisiológicos que geram inflamação e dor. Outras condições médicas que causam dor, como artrite, fazem com que o indivíduo pratique menos exercícios e, consequentemente, ganhe mais peso.

Segundo os pesquisadores, o estudo reforça a importância de mais investigações sobre as causas metabólicas da dor, bem como a necessidade de estudos mais profundos sobre a obesidade.

Revista Veja

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *