Com uma homenagem a um dos torcedores mais ilustres do Corinthians — o ex-presidente Lula —, a Gaviões da Fiel foi a sexta escola a entrar na avenida na madrugada deste domingo (19). Com a arquibancada lotada, a escola iniciou seu desfile às 5h05, com os versos de “Verás que o filho fiel não foge à luta. Lula, o retrato de uma nação”, interpretado por Ernesto Teixeira.
À frente da bateria do mestre Pimenta, a rainhaTatiane Minerato e a madrinha Sabrina Sato.
A comissão de frente foi um dos destaques, ao retratar a vida do homenageado em forma de literatura de cordel. De carrinhos, saiam as várias fases da história de Lula: a criança, o sindicalista, o operário e o presidente.
As baianas, mostrando a terra rachada do nordeste, vieram antecedendo o carro abre-alas e pintaram de laranja a avenida. Já a alegoria trouxe um gavião carcará, ave típica do sertão, para representar o símbolo da escola.
A história do ex-presidente seguiu com a vinda dele para São Paulo. A luta contra a ditadura, o fim do bipartidarismo e as viagens para conhecer o problemas do país estavam representados no desfile.
A surpresa ficou por conta da bateria, que representava o próprio Lula. Os ritmistas chegaram vestidos de operários e, durante uma paradinha, trocaram de roupa e viraram presidentes. A rainha Tatiane Minerato acompanhou os súditos e também mudou a fantasia. A musa, porém, optou por uma faixa presidencial pintada no corpo.
Temas políticos fizeram parte da apresentação. Algumas alas representaram os sonhos dos brasileiros, como comida, trabalho e moradia. O senador Eduardo Suplicy marcou presença no terceiro carro. A quarta alegoria mostrou a chegada de Lula a Brasília como presidente. Dirigindo o Rolls-Royce que o conduziu na cerimônia de posse estava o ator Fábio Assunção. Já o último carro mostrou várias imagens do homenageado em um telão dentro de um símbolo do Corinthians.
Mesmo sem o marido, que foi aconselhado pelos médicos a ficar de repouso em casa, a ex-primeira dama Marisa Letícia participou do desfile. Foi inevitável não lamentar a ausência de Lula, que aumentaria mais ainda a carga emocional do desfile.
A Gaviões da Fiel ficou em quinto lugar no carnaval de 2011. Foi campeã do Grupo especial em 1995, 1999, 2002 e 2003, sendo a última com o enredo “As Cinco Deusas Encantadas na Corte do Rei Gavião.
IG