Qual seu interesse em Pinterest?

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Pinterest é uma rede social lançada em 2010 e vem crescendo num ritmo avassalador, tendo ultrapassado Google+, Linkedin e Youtube como recurso de referências. Em dezembro o site registrou mais de sete milhões de visitantes únicos.

Para quem não sabe ou nunca ouviu falar do Pinterest, esta rede social tem o objetivo de compartilhar conteúdos através de “Pins”. O sucesso do Pinterest tem sido tanto que neste momento recebe mais de 10 milhões de visitantes únicos por mês que acabam visitando conteúdos de milhares de perfis e blogs que por lá são partilhados. Para entrar nesta rede social só através de convites para o Pinterest, embora o registro para a fila de espera seja relativamente rápido. A grande vantagem do Pinterest é que permite-lhe acessar conteúdos interessantes, organizar painéis com os seus conteúdos preferidos, e receber bastante tráfego nos seus conteúdos através da recomendação desses mesmos artigos por outros usuários da rede.

Resumindo, o Pinterest é uma ferramenta que permite o usuário compartilhar imagens que mais te chamaram atenção na internet. Funciona como um mural de interface simples, onde o usuário pode “alfinetar” a foto que gostou no seu quadro de imagens.

No Pinterest, você consegue separar suas imagens favoritas por categorias, expondo assim para a timeline dos seus amigos suas imagens compartilhadas.

O Board, como é chamada as categorias de imagens, é possível adicionar links relacionados na web de acordo com os temas selecionados, assim são criadas os Pins.

Assim com no Twitter e Facebook, o Pinterest tem os botões Repin, para a duplicação do conteúdo citando seu uploader referencia e o like, que na mesma ideia do Facebook é mostrar a seus amigos que aquela imagems esta aprovada por você.

E por se tratar de uma Rede Social você pode adicionar amigos e ver o que o que eles estão colocando em seus murais. Há também a possibilidade de seguir apenas os murais que te interessam. Exemplo: você gostou do mural de “Vision | Internet Designer” do “Ricardo de Macedo” (imagem a seguir), mas os demais murais não chamaram a sua atenção. Então basta clicar em FOLLOW no mural escolhido, e você passará a visualizar apenas o que o usuário “Ricardo de Macedo” adicionou naquele mural. Assim você tem mais controle sobre o conteúdo que quer ver.

Outro recurso interessante é o botão PIN IT, que pode ser adicionado ao navegador (vá em About > Pin it Button). Com ele, é possível “salvar” imagens de qualquer site (desde que não seja em flash), diretamente para o seu mural.

Mas afinal porque devo ter um Pinterest? A resposta é simples, sempre vemos imagens legais na internet e salvamos em nosso computador. O Pinterest veio para ajudar você a agrupar suas imagens, disponibilizando a seus amigos seus gostos e também mostrando os gostos de outras pessoas.

O Pinterest tem alguma utilidade para minha empresa? Toda empresa pode achar seu espaço nas Redes Sociais e não é diferente com esta. Neste caso especifico o pinterest, como o Facebook, da o direito de você registrar domínios dentro da rede social.

Se você tem um Comercio Virtual, o pinterest também tem uma boa idiea quando tratamos de preços junto com imagens compartilhadas. Basta você adicionar um $ e o preço da descrição da imagem para que fique uma tarja cinza em cima da foto exibindo o preço real do produto.

Aqui estão 3 dicas para as marcas saberem como aproveitar e abusar do Pinterest:

 

1. Adicionar conteúdo Pinterest na sua página no Facebook:

As imagens são mais eficazes e engajadoras do que um texto encorajador. A plataforma eficaz permite a você vir à tona com um conteúdo visualmente atraente em uma ou mais abas no Facebook. Este conteúdo pode ser apresentado como um pinboard simples, como parte de um jogo, ou mesmo nos Feeds.

2. Otimize suas propriedades web para atrair pessoas para o seu conteúdo Pinterest.

Você pode sempre colocar um botão de “Siga-me no Pinterest”  em seu site. Mas lembre-se, a escolha de um usuário para seguir pode não ser específica da marca, mas sim uma board específica. Isso lhe dá uma oportunidade de segmentar seus seguidores de forma relevante para o seu negócio. Por exemplo,  boards sazonais – Carnaval, dia dos namorados -, boards temáticos – ideias de artesanato –  e boards que amarram áreas específicas de produtos – iluminação, dormitórios, banheiros.

 

3. Diga à sua audiência o que está acontecendo no Pinterest.

As redes sociais significam coisas diferentes para pessoas diferentes. Certifique-se de, periodicamente, postar conteúdo Pinterest nas suas demais redes, e de uma forma visualmente atraente.

 

Pinterest ainda está crescendo, e o tempo irá dizer se ele continuará  nesta ascensão ou cairá rapidinho. Porém, certamente apresenta o potencial de proporcionar experiências visualmente atraentes para os consumidores. As marcas podem começar de forma simples, em seguida, avaliar a eficácia ao longo do caminho. Ser capaz de experimentar com novas plataformas inovadoras é parte da diversão e excitação do social. E as marcas devem começar a experimentar hoje.

 

Como se cadastrar?

Para ter acesso ao serviço neste primeiro momento é necessário acessar o site http://pinterest.com realizar o cadastro e esperar para receber o convite e com isto ter acesso ao Pinterest, ou pedir o convite para algum amigo que já tenha conta no serviço. Estes convites costumam chegar de 48 a 72 horas depois de requerido.

Caso queira um convite, informe seu e-mail na área de comentário deste artigo.

 

É isto ai, abraços a todos…

 

Saúde, Paz e Sucesso.

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