Adultos de Jacareí devem atualizar a carteira de vacinas

0 0

A Secretaria de Saúde de Jacareí está orientando os munícipes, principalmente os adultos, a atualizar a carteira de vacinação – para isso, está disponibilizando em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) a vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Os adultos nascidos a partir de 1960 deverão ter pelo menos duas doses da vacina em sua carteira de vacinação.

De acordo com a Secretaria de Saúde, no ano passado um surto foi registrado na Europa e em 2011 ocorreram casos de sarampo no estado de São Paulo – daí a importância da prevenção da doença por meio da vacinação.

Sintomas – O sarampo é uma doença transmissível e sua característica principal é a febre e o aparecimento de pontos avermelhados na pele, podendo causar graves complicações, como a pneumonia e a encefalite (agressão do vírus ao sistema nervoso).

Já a rubéola é uma doença benigna, também caracterizada por febre e pontos avermelhados na pele, porém traz problemas graves ao feto quando a gestante entra em contato com alguém doente. O feto poderá ter dificuldades visuais e auditivas, ou ainda retardo mental, e a gestante pode ter aborto espontâneo.

A caxumba tem como principal característica a inflamação das glândulas salivares, causando inchaço na região abaixo do maxilar e pescoço. É uma doença benigna, porém poderá levar a complicações mais sérias no adulto, como a esterilidade no homem.

O sarampo, a caxumba e a rubéola são doenças transmitidas através do contato próximo com pessoas portadoras destes vírus. Podem ser transmitidas pela saliva, tosse e espirro.

Crianças de 1 a 5 anos também devem receber a tríplice viral. Os interessados em tomar a vacina podem procurar a UBS mais próxima de suas casas, das 8h às 16h, mesmo sem a carteira de vacinação.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *