Exposição exibe “quintal de cores e poesias” em Jacareí

0 0

Quando o quintal ultrapassa os limites da nossa casa e passa a ser visto como a nossa rua, nosso bairro, nossa cidade, nosso país e, sem exageros, nosso planeta: foi a partir desta ideia que a artista plástica Edna Cassal organizou a exposição Meu Quintal que pode ser visitada, a partir do dia 3, no Museu de Antropologia do Vale do Paraíba.
São 20 crônicas e poesias e mais 31 pinturas em tela, todas inspiradas na proposta da artista. “Desafiei os alunos: o que é o quintal para vocês? Vamos falar do quintal de cada um. E saíram trabalhos surpreendentes”, comenta Edna Cassal.


Os autores são artistas amadores, que resolveram encarar o desafio de transformar em arte o seu quintal. Os trabalhos foram produzidos durante uma oficina que integra o projeto Meu Quintal, beneficiado pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura) da Fundação Cultural de Jacarehy, desenvolvida de agosto a dezembro.
Entre as pinturas apresentadas na exposição está o quadro “Silêncio”, que revela um uma casa no campo sob um céu de estrelas. O autor é o cozinheiro José Martins Nogueira, 70 anos. “O quadro é fruto da minha inspiração. Mas, para mim, o quintal vai além das lembranças de infância, quando a casa em que eu morava tinha um grande quintal. Hoje entendo que o mundo todo é um quintal”, afirma.


A pintura em acrílico “O gato” — em que o felino faz pose de artista em meio a um gramado salpicado de flores – é arte da dona de casa Rosangela Aparecida do Nascimento. “Sempre gostei de pintura e desenho, e aproveitei a oportunidade da oficina para me aperfeiçoar. E foi bom porque aprendi a conhecer melhor as cores e saber como combiná-las na pintura”, diz.
Já em relação ao tema “Meu Quintal”, assim como Nogueira, ela revela que o conceito de quintal vai além dos limites de casa. “Moro numa casa sem quintal. Mas tudo ao meu redor me lembra quintal, que é algo que está dentro de mim,
que trago desde a infância. As minhas pinturas revelam sempre o verde, a flor, os animais”, explica.

Serviço – Exposição Meu Quintal — Museu de Antropologia do Vale do Paraíba, rua XV de Novembro, 143, Centro. De 3 a 30 de abril, de terça a sexta-feira, das 9h às 18h, e sábado e domingo, das 11h às 17h. Visitas podem ser agendadas
pelo telefone 3953-3574. Entrada gratuita.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *