Fim da calvície? Cientistas descobrem células-tronco que fazem os cabelos crescerem

0 0

Pesquisadores da Universidade de Yale descobriram a fonte dos sinais que provocam o crescimento de cabelos. Isso pode impulsionar novos tratamentos para a queda ou calvície.

Os cientistas identificaram células-tronco dentro das camadas de gordura da pele, mostrando sinais moleculares que elas são necessárias para estimular o crescimento de pelos em ratos, de acordo com o estudo publicado na revistaCell.

Se conseguirmos que essas células de gordura se comuniquem com células-tronco adormecidas na base do folículo piloso, podemos ser capazes de obter novamente o crescimento dos cabelos”, comentou Valerie Horsley, professora assistente de biologia molecular, celular e autora sênior do estudo.

Os homens com calvície de padrão masculino ainda possuem células-tronco em seus folículos nas raízes, mas essas células perdem a capacidade de iniciar a regeneração do crescimento. Os cientistas sabem que essas células necessitam de sinais e estímulos para crescerem, mas a fonte deste sinal nunca foi esclarecida completamente

A equipe da professora Horsley observou que quando o cabelo morre a camada de gordura no couro cabeludo, compreende a maior parte da pele espessa. Quando o crescimento do cabelo começa, a camada de gordura se expande em um processo chamado adipogênese. Os pesquisadores descobriram que um tipo específico de células de gordura – células-tronco precursoras das adiposas – tornou-se necessária para fazer com que pelos crescessem novamente em ratos.

O laboratório coordenado pela professora Horsley está tentando identificar outros sinais produzidos por células adiposas precursoras estaminais que possam desempenhar um papel na regulação do crescimento do cabelo.

A pesquisa foi financiada pelo National Institutes of Health e pelo Connecticut Stem Cell Research Program.

Jornal Ciência