Jacareí ganha Comitê das Águas

0 0

Nesta quinta-feira (22), Dia Mundial da Água, Jacareí terá uma razão a mais para comemorar: o município ganhará oficialmente seu Comitê das Águas.

Sem qualquer vínculo com o poder público, o comitê nasce como espaço aberto de diálogo para fortalecer e divulgar as ações socioambientais e projetos que contribuam com a despoluição e preservação do rio Paraíba do Sul.

As discussões começaram há um ano, mas com o registro do regimento interno, na última semana, o comitê passa a existir oficialmente. Como iniciativa da sociedade civil, a ideia da criação do comitê surgiu durante as comemorações do Dia Mundial da Água, em 2011. Desde então, o grupo de colaboradores passou a se reunir mensalmente para definir a forma de atuação do novo órgão.

A oficialização do comitê será um símbolo para as comemorações do Dia Mundial da Água em Jacareí, sendo esse também o tema principal da próxima reunião do órgão, que será realizada no dia 22, no Viveiro Municipal (rua Teófilo Teodoro Resende, 39 – Campo Grande), a partir das 18h.

O Comitê das Águas tem como propostas atuar conjuntamente com o CBH-PS (Comitê de Bacias Hidrográficas do Rio Paraíba do Sul), e que em Jacareí possa contribuir com projetos de educação ambiental, na fiscalização em casos de crimes ambientais envolvendo cursos d’água, além de promover a interlocução entre comunidade, iniciativa privada, poder público e o CBH-PS no que se refere à temática da água.

Participação – Por ser um espaço democrático e inclusivo, o Comitê das Águas de Jacareí é aberto a qualquer pessoa que queira contribuir com as discussões sobre recursos hídricos no município.

Atualmente, estão entre seus colaboradores profissionais de todos os setores – público, privado e ONGSs – formando um grupo multidisciplinar das áreas de educação ambiental, agronomia, engenharia, arquitetura, jornalismo e publicidade.

As reuniões ocorrem uma vez por mês – ou em intervalo menor, se houver necessidade -, de forma itinerante, ou seja, sem uma sede fixa. Para quem quiser mais informações o e-mail de contato é [email protected].

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *