Ópera Carmen “inaugura” Auditório Ramon Ortiz em Jacareí

0 0

A ópera Carmen, de de Georges Bizet será apresentada nesta terça-feira (6), às 20h, no Auditório Padre Ramon Ortiz, no bairro Parque Santo Antônio. Entrada gratuita. O espetáculo praticamente inaugura o espaço, que tem capacidade para 300 pessoas, após passar por uma grande reforma.

A montagem, realizada pela Brindisi – Produções Artísticas, tem direção geral e cênica de Paulo Abrão Esper, e nasceu de um projeto beneficiado pela LIC (Lei de Incentivo à Cultura de Jacareí). Apresentada pela primeira vez em Jacareí em julho do ano passado, a montagem teve quatro atos, com duração de 2h30.

Segundo o diretor artístico, Paulo Esper, cumpridas as exigências previstas na LIC, este ano o espetáculo retorna aos palcos de forma compacta. “Apesar do formato reduzido, o elenco principal foi mantido”, afirma.

A protagonista Carmen é interpretada pela mezzo soprano Mere Oliveira, que nasceu e mora em Taubaté. Vencedora de vários prêmios, entre eles o concurso nacional de música erudita de Araçatuba (2001) e o Maria Callas (2007), Mere tem no currículo apresentações na Europa, além de Argentina e Brasil.

O papel de Don José, o cabo seduzido por Carmen, é do tenor Rodrigo Rangel, nascido em Jacareí. Para se preparar para o papel, Rangel viajou à Espanha, onde teve aulas com o tenor catalão Joune Aragall, que já fez o papel de Don José. Além de Mere e Rangel, a ópera Carmen traz no elenco Mariana Magato e Thomás David. A direção musical é de Maria Rasetti.

Memória – O Auditório Padre Ramon Ortiz existe desde 1986, como espaço para teatro e dança, entre outras manifestações artísticas e vinculado à escola Professor Tito Máximo, construída na década de 1970, pela prefeitura. Em 1986, a escola, no bairro Parque Santo Antônio, passa a pertencer ao Estado e, em 2010, volta a ser administrada pelo município, passando a ser denominada Emef Tito Máximo.

Com a municipalização, o prédio passou por uma grande reforma e, mais recentemente, a prefeitura concluiu a reforma do auditório Tito Máximo, que recebeu instalações modernas na estrutura física e, inclusive, informatização do palco para facilitar a apresentação de espetáculos. De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, foram investidos aproximadamente R$ 50 mil na reforma do auditório.

Já o Padre Ramon Ortiz, que dá nome ao auditório, chegou em Jacareí em 1948, onde foi pároco da Imaculada Conceição até 1958. Também foi reitor da PUC (Pontifícia Universidade de São Paulo).

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *