Equipe multidisciplinar amplia atendimento ao morador de rua em Jacareí

0 0

Uma equipe multidisciplinar composta por assistentes sociais, agentes comunitários, guardas municipais e profissionais de saúde está realizando o trabalho de abordagem de moradores de rua e possíveis dependentes químicos. O serviço está sendo feito conjuntamente por profissionais das secretarias de Assistência Social, de Saúde e de Segurança e Defesa do Cidadão, entre outras.

Uma espécie de “consultório volante”, com terapeutas ocupacionais e psicólogos, atende os moradores e oferece os serviços da Prefeitura, como encaminhamentos para hospitais, ao CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial) e ao SIM (Serviço Integrado de Medicina), entre outros, de acordo com a necessidade. Todos os moradores de rua abordados são monitorados pela equipe e, caso desistam do tratamento, passam por uma nova abordagem.

Somente no mês de abril, 41 pessoas foram abordadas pelas equipes multidisciplinares. A maior parte dessas pessoas (58%) aceitou ser encaminhada para algum serviço e/ou atendimento social e de saúde oferecido.

Foi traçado o perfil básico desses moradores de rua: a maioria é de homens (86%), tem acima de 30 anos (46%), e são de Jacareí (73%). Cerca de um quarto dos abordados (27%) veio de outras cidades – cinco destes aceitaram retornar para suas cidades de origem. Todo o trabalho realizado com estas pessoas têm objetivo de resgatar o vínculo familiar e proporcionar o retorno às respectivas famílias.

Serviços – Jacareí oferece serviços de atendimento específicos para a população de rua como:

Casa Passagem – funciona como um centro de atendimento para que moradores de rua possam fazer higiene pessoal, receber alimentação e dormir.

Centro Pop – local de referência que dispõe de serviços como atendimento psicológico, atividades de desenvolvimento pessoal e social.

O serviço de abordagem e os encaminhamentos são tarefas permanentes. A equipe técnica também está mapeando os principais locais onde esses moradores de rua se concentram, para intensificar o trabalho de abordagem. As equipes multidisciplinares também podem ser acionadas pelo telefone 3951-6811, das 7h às 17h.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *