Dia do Gari: conheça um pouco dos homens que ajudam a manter Jacareí limpa

0 0

Você quase não nota sua presença, mas sente muito sua falta se ele não fizer seu trabalho bem feito. Estamos falando do Gari, ou o tradicional varredor de rua das cidades. Hoje, 16 de maio é considerado o dia nacional do Gari, e aqui em Jacareí cerca de 100 homens fazem esse trabalho diariamente para deixar a cidade mais limpa.

Gabriel Vicente Soares, 68 anos, trabalha há sete como gari e se diz acostumado com a falta de educação das pessoas. “Mesmo quando estamos passando do lado, as pessoas preferem jogar o lixo no chão, ninguém nota nossa presença”. Pernanbucano de nascimento, ele está em Jacareí há mais de vinte anos, e antes de entrar nesse ramo, vendia doce de cocada nas ruas. “Não gosto muito de ser varredor, mas preciso sustentar minha família, e só vendendo cocada não era suficiente”, diz Soares, que não sabia da existência desta data comemorativa.

Também trabalhando sob sol e chuva está Sebastião José Ribeiro, 62 anos. Muito descontraído, ele se considera o gari das “meninas bonitas e faceiras” da cidade e só reclama quando tem que trabalhar aos domingos. “Ganhamos pouco, e ainda temos que trabalhar domingo, aí não há quem agüente”.

Reconhecimento popular- Mesmo sendo invisíveis para a maioria da população, há ainda quem reconheça o trabalho destes profissionais, dando atenção e até presenteando os garis em algumas datas comemorativas. Pedro Ribeiro Silveira, 33 anos, comerciante, diz que sempre que pode, conversa com os garis. “Os garis são pessoas divertidas, sempre que posso, paro pra ouvir suas histórias”. Segundo Silveira, os varredores ganham salário “defasado”, e deviam ser mais valorizados, pois sua profissão é essencial para a cidade.Ele ainda disse desconhecer a data comemorativa, mas afirmou que sempre na época do Natal presenteia os garis com panetone.

Segundo a Prefeitura Municipal de Jacareí, os garis são contratados conforme as leis regidas pelo C.L.T. (Código de Leis Trabalhistas) e recebem além de um salário mínimo, todos os benefícios como vale transporte, vale refeição, entre outros.

Você sabia?

Hoje é comemorado o Dia do Gari. Mas você sabe de onde veio a palavra gari?
Na verdade, ela é uma homenagem ao empresário francês Aleixo Gary. Ele veio morar no Brasil por volta de 1870 e começou a trabalhar na limpeza do Rio de Janeiro. O governo daquela época gostou dos serviços dele e incluiu a retirada de lixo de casas e praias. Porém naquele tempo não existiam caminhões de lixo. Tudo era feito com a ajuda de animais. Um total de 1084 animais ajudavam Aleixo Gary a controlar o lixo.
O Dia do Gari, em 16 de maio, foi instituído pela Lei nº 212, de 31/10/1962

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *