Continua vacinação contra a Influenza em Jacareí

0 0

Em Jacareí, a vacina que protege contra a Influenza sazonal (gripe comum) e Influenza A H1N1, continuará sendo oferecida nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) até o término de seus estoques, para as pessoas que fazem parte dos grupos de risco. Até o dia 1º, último dia da Campanha de Vacinação, foram vacinadas 21.422 pessoas, totalizando 63,21% de cobertura.

A meta é vacinar 33.888 pessoas (idosos, gestantes e crianças de 6 meses a 1 ano, 11 meses e 29 dias, além de profissionais da saúde). Para a realização da Campanha, foram seguidas as orientações do Ministério da Saúde, de aplicar vacinas desde a data de 05 de maio.

Segundo a Secretaria de Saúde, a Campanha contra a Influenza ainda não atingiu a meta, devido ao receio “sem fundamento” de reações adversas da vacina. No entanto, é uma vacina pouco reatogênica (pode ocorrer reação local, como edema, vermelhidão), é constituída de vírus inativado, não sendo possível causar a doença.

A Secretaria de Saúde informa ainda que a vacina é aplicada no período de sazonalidade, ou seja no período de circulação de vírus respiratórios, nos meses de estações climáticas mais frias, e algumas pessoas já estão com vírus em incubação. Nem todos os vírus respiratórios são combatidos através desta vacina, apenas o da Influenza sazonal e da Influenza A H1N1.

Também não há risco para a gestante ao receber a vacina e nem para o desenvolvimento do feto, podendo ser administrada em qualquer fase da gestação. É uma vacina segura e importante, disponibilizada sem custo, para os grupos que mais necessitam.

Para a Secretaria de Saúde, deixar as coisas para resolver de última hora ainda é uma postura comum para muitas pessoas. As vantagens de aumentar o prazo para a vacinação é que as pessoas que deixam de vacinar por qualquer motivo, ainda tem tempo para repensar sobre a importância de evitar doenças para si e para toda a comunidade. As Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para a vacinação no horário de 8 às 16 horas; são 16 Unidades para atendimento.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *