Educação- Ensino de espanhol é obrigatório no currículo escolar desde 2010; saiba como se qualificar em Jacareí

0 0

O ensino de espanhol já é disciplina obrigatória nos currículos escolares desde 2010 em todo o Brasil. De acordo com a lei 11.161 (clique AQUI para ver a lei) sancionada pelo presidente Lula em 2005, todas as escolas de Ensino Médio deverão oferecer aulas do idioma aos seus alunos.

Muitos professores já começam a planejar sua atualização profissional para se candidatar a essas vagas, principalmente na rede particular de ensino. “O mercado de trabalho para esta categoria deverá aumentar, e quanto mais qualificado for o profissional, mais fácil será para ele garantir sua vaga. Por isso, um curso de imersão se torna importante”, disse a educadora Graciela Hopstein, coordenadora da Punto y Coma, empresa especializada em traduções e ensino de línguas.

Atualmente, 578 professores dão aula de Espanhol na rede pública estadual. O último concurso foi realizado pela Secretaria de Educação do Rio de Janeiro, no qual 970 professores se inscreveram para a disciplina para cadastro de reserva. Por enquanto, está sendo feito um levantamento para se saber quais coordenadorias necessitam de mais professores e qual é demanda em toda a rede. O objetivo é distribuir, gradualmente, os aprovados no concurso de 2010 nessas áreas.

Capacitação na região

O espanhol é atualmente um idioma falado por mais de 420 milhões de pessoas, sendo a segunda língua mais falada no mundo ocidental. Além da Espanha, é a língua oficial de 20 países, localizados na sua maioria na América Latina. Dados da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) dão conta que o País, em 2007, tinha mais de 12 mil professores aptos a ensinar a língua espanhola nas escolas. Mas segundo o Censo escolar são necessários de 22 mil a 24 mil para atender a nova demanda.

Para ajudar os docentes e mais interessados na busca de um aprimoramento no idioma, escolas especializadas se tornam pouco. Empresas de intercâmbio, agências como a citada acima e profissionais em tradução estão elaborando projetos para proporcionar a certificação de proficiência da língua.

A primeira a ser implantada no Vale do Paraíba é a agência E&P Traduções em Jacareí, criada pelo tradutor e intérprete uruguaio Wilson Vazquez, há mais de três anos no Brasil, e que presta consultoria diretamente à empresas e escolas profissionalizantes para este fim. Segundo ele, mais do que uma qualificação no currículo, a necessidade de se profissionalizar na língua gera oportunidade para viagens e serviços em países de língua hispânica, que hoje é uma realidade. “Profissionais que acrescentam outro idioma além do inglês mostram estarem mais interessados à visão de mercado e que não estão estagnados, sempre procurando se atualizar, além do que, o Brasil abriu muitas oportunidades de latinos virem para cá, e é preciso saber se comunicar com eles”, diz.

A agência proporciona consultoria sobre a língua, cursos intensivos corporativos e prestação de serviços como tradução para empresa de jogos, escritores e acompanhamento de intérprete para estrangeiros, também como parcerias com tradutores de outros idiomas para captação de demanda. Atualmente, a E&P Traduções está sendo procurada por escolas particulares de nível Médio e Superior conceituadas para obter oficinas de espanhol para os alunos, capacitando-os e firmando o que exige a lei atual.

A experiência de realizar um curso de capacitação por meio imersão oferece a possibilidade de se aperfeiçoar a partir de uma atividade de curta ou média duração. E ainda contribui para que os conteúdos aprendidos possam ser aplicados de forma imediata, já que a idéia é também absorver a cultura do país onde se faz o intercâmbio. Nesse caso, a aprendizagem não se reduz apenas à sala de aula, mas principalmente o processo se desenvolve na rua, ao se comunicar com as pessoas, lendo os cartazes públicos, desenvolvendo as atividades cotidianas.

Para conhecer melhor o trabalho da agência, entre no site www.wilsonvazquez.com ou acesse a PÁGINA da E&P Traduções no Facebook.

Outras informações no tel: (12) 8887-2286 ou (11) 7961-9400

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleepy
Sleepy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %


Comentar via Facebook

Comentário(s)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *